CCT debate suspensão de programas religiosos em veículos da EBC
A decisão do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) de suspender a veiculação de programas religiosos em suas emissoras de rádio e TV será discutida em audiência pública na quinta-feira (29), às 9h. A reunião, requerida pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), ocorrerá na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
De acordo com a Resolução 02/2011, não podem mais veicular programas religiosos as seguintes rádios: Rádio Nacional AM Brasília; Rádio Nacional FM Brasília; Rádio Nacional AM Rio de Janeiro; Rádio MEC AM Rio de Janeiro; Radio MEC AM Brasília; Rádio MEC FM Rio de Janeiro; Rádio Nacional do Alto Solimões; Rádio Nacional da Amazônia; e a Radioagência Nacional.
Também ficam impedidas pela decisão a TV Brasil; a NBR; e a TV Brasil - Canal Integración, que reúne programação de países sul-americanos.
Participarão da audiência a diretora-presidente da EBC, Tereza Cruvinel, e o historiador Daniel Aarão Reis Filho, integrante do Conselho Curador da EBC.
A resolução do Conselho Curador da EBC afirma que os atuais programas religiosos veiculados nesses veículos "não correspondem ao caráter plural do fenômeno religioso" no Brasil, "constituindo injustificadas preferências a religiões particulares". Os programas afetados são de orientação católica ou evangélica.
O documento também afirma que a EBC tem "caráter republicano laico" e reconhece "a importância fundamental e histórica e o caráter plural do fenômeno religioso" no Brasil. O documento esclarece ainda que "o fenômeno religioso deve continuar merecendo atenção" das TVs e rádios da EBC, porém "respeitando o critério da pluralidade máxima das vivências religiosas existentes no país".
Iara Faria Borges e Augusto Castro / Agência Senado
23/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suspensão de programas religiosos nos veículos da EBC e Plano Nacional de Banda Larga serão debatidos
Tereza Cruvinel debate suspensão de programas religiosos em emissoras do governo federal
CCT condena suspensão de programas religiosos em emissoras públicas
Crivella questiona exclusão de programas religiosos da TV Brasil
Walter Pinheiro diz que governo não pensa em proibir programas religiosos na TV
Audiência discute suspensão de recursos para programas sociais