Crivella questiona exclusão de programas religiosos da TV Brasil



Em audiência pública com representantes da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) questionou a exclusão de programas religiosos das grades de programação das emissoras de rádio e TV do governo federal. Ele também fez um apelo para que se chegue a um entendimento sobre o assunto. Foram afetados programas católicos e evangélicos.

VEJA MAIS

Tereza Cruvinel, presidente da EBC, e Daniel Aarão Reis Filho, integrante do Conselho Curador da empresa, disseram que os programas foram excluídos por ferir, no entendimento do Conselho, a diversidade religiosa do país. Segundo Aarão Reis, a transmissão dos programas católicos e evangélicos seria "ilegal, ilegítima e injusta". Ele disse, no entanto, que há o objetivo de transmitir programas que abordem as religiões de forma a respeitar a diversidade da população brasileira.

O senador Marcelo Crivella disse ser favorável a que todas as vertentes religiosas, mesmo as de menor representatividade, possam ter programas nas emissoras do governo federal.

- Será que não conseguimos encontrar um caminho e aumentar essa diversidade que queremos sem essa truculência, sem privar o telespectador? Você acha que tirando o programa do ar estamos mais próximo da diversidade? - questionou Crivella, dirigindo-se a Daniel Aarão Reis.

O senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA), que preside a audiência promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), disse que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 90% da população brasileira é composta por católicos e evangélicos.

- Do ponto de vista prático, se 90% estão representado em duas religiões, acho que um programa de 30 anos não deveria ser tirado do ar - opinou.

Mais informações a seguir



29/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCT debate suspensão de programas religiosos em veículos da EBC

CCT condena suspensão de programas religiosos em emissoras públicas

Walter Pinheiro diz que governo não pensa em proibir programas religiosos na TV

Tereza Cruvinel debate suspensão de programas religiosos em emissoras do governo federal

Suspensão de programas religiosos nos veículos da EBC e Plano Nacional de Banda Larga serão debatidos

Magno Malta questiona Funai sobre exclusão de evangélicos de reservas indígenas