CCT realizará debate sobre a interferência de rádios piratas no controle do tráfego aéreo no país



A interferência provocada pelas rádios clandestinas nas comunicações entre os pilotos e os centros de controle do tráfego aéreo no país será debatida em audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), conforme requerimento do senador Valter Pereira (PMDB-MS) aprovado nesta quarta-feira (28). De acordo com o autor, o debate permitirá a busca de soluções para evitar transmissões irregulares de emissoras nas imediações de aeroportos, que colocam em risco a segurança de tripulantes e passageiros.

Serão convidados para o debate representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); do Ministério das Comunicações; da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert); e da Universidade de Brasília (UnB); além do diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, major-brigadeiro Ramon Borges Cardoso.

Os senadores da CCT aprovaram ainda a realização de duas audiências públicas, propostas pelo senador João Tenório (PSDB-AL), para discutir projeto que regulamenta a clonagem animal no país (PLS 73/07). Serão convidados para os debates, entre outros especialistas, Rodolfo Rumpf, pesquisador da Embrapa, Dirceu Raposo de Mello, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Orestes Prata Tibery Júnior, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu; e Ricardo José Soavinski, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Também foi acolhido pela comissão requerimento do senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) propondo a realização de debate sobre o Projeto de Resolução 50/07, que condiciona a concessão e a renovação de autorização para funcionamento de rádios e TVs à comprovação, junto ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), de pagamentos de direitos autorais por músicas executadas pelas emissoras solicitantes da outorga.

O autor do projeto, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), considera que a nova exigência deverá contribuir para reduzir a inadimplência hoje constatada pelo Ecad. O projeto, que tramita na CCT, deverá ser votado após a realização da audiência pública, que terá a participação do presidente da Abert, Daniel Pimentel Slaviero, entre outros convidados.



28/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCT poderá discutir interferência de rádios piratas no tráfego aéreo

Senadores debatem interferências de rádios piratas no controle de tráfego aéreo

Subcomissão debate expansão do tráfego e implantação de novo sistema de controle aéreo no Brasil

CPI do Apagão Aéreo propõe auditoria internacional no sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro

Wellington Salgado defende o governo sobre crise no controle de tráfego aéreo

Relatório aponta medidas para aperfeiçoar o controle de tráfego aéreo