Subcomissão debate expansão do tráfego e implantação de novo sistema de controle aéreo no Brasil



A Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil realiza audiência pública, nesta quarta-feira (8), para debater a expansão do tráfego aéreo no Brasil e a implantação do sistema CNS/ATM.

O sistema pode ser entendido como a modernização do Controle do Espaço Aéreo em âmbito mundial para atender o crescente fluxo de tráfego aéreo projetado para o futuro. A sigla constitui-se a partir da reunião de quatro termos: Comunicação Aeronáutica, Navegação Aérea, Vigilância (letra S, de Surveillance) e Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ou ATM-Air Traffic Managment).

O CNS/ATM consiste na aplicação em grande escala de tecnologia baseada no uso de satélites, comunicação digital e de uma gestão estratégica das operações, a partir da integração de tecnologias, processos e recursos humanos, destinados a suportar a evolução do transporte aéreo.

Foram convidados para o debate o diretor geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea); o presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves, George William Cesar de Araripe Sucupira; o coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e o diretor da empresa Fly Aviation, Francisco de Lyra.

Criada no âmbito da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), a subcomissão é presidida pelo senador Vicentinho Alves (PR-TO) e tem o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) como relator. A audiência pública será na sala 13 da ala Alexandre Costa, às 14h.



03/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão debate expansão do tráfego aéreo

CPI do Apagão Aéreo propõe auditoria internacional no sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro

Comissão debate expansão do tráfego aéreo

Brigadeiro defende instalação de sistema mais moderno de controle de tráfego aéreo

Procurador do Ministério do Trabalho critica gestão militar do sistema de controle de tráfego aéreo

CCT realizará debate sobre a interferência de rádios piratas no controle do tráfego aéreo no país