CDH aprova audiências públicas e cria subcomissões



Na reunião desta quarta-feira (3), a Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa (CDH) aprovou a realização de sete audiências públicas. Abre a agenda de debates, na quinta-feira (4), a discussão sobre a “Campanha do Milênio”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com a participação de crianças e adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal.

Também deve ser agendado, a pedido da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), debate sobre a nova modalidade de medida socioeducativa que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outro sobre a participação das mulheres nas eleições de 2010. Segundo a parlamentar, um tema central da luta feminina é a participação política.

Ainda na pauta da comissão estão discussões sobre os 17 anos do conflito de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, a pedido do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP); e sobre a situação das famílias vítimas do massacre de Felisburgo, em Minas Gerais, por solicitação da própria presidente da CDH, a senadora Ana Rita (PT-ES).

Foram aprovados também dois requerimentos do senador Paulo Paim (PT-RS) para audiência pública sobre a situação da pessoa idosa na luta pela cidadania e a discriminação sofrida pelos portadores de HIV.

Subcomissões

Na mesma reunião foi aprovada a criação da Subcomissão Permanente para Enfrentamento do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas e Combate ao Trabalho Escravo, proposta do senador Paulo Davim (PV-RN). O colegiado amplia as atribuições da extinta Subcomissão Permanente de Combate ao Trabalho Escravo.

Atendendo a requerimento do senador João Capiberibe (PSB-AP) também foi criada a Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça. Para Capiberibe, a história do Brasil foi marcada pela ditadura, mas "foi negado conhecer o que aconteceu ao longo desse período". Segundo ele, a sociedade precisa saber o que aconteceu.

As subcomissões ainda serão instaladas e posteriormente escolhidos os integrantes dos colegiados.

Plano de trabalho

A CDH também definiu nesta quarta o plano de trabalho com as diretrizes para o biênio 2013/2014. Além da aprovação do Ato nº 01 de 2013, que estabelece o cronograma das reuniões deliberativas, das subcomissões e audiências públicas, dando prioridade à ordem de chegada dos requerimentos. Cada debate terá, no máximo, seis convidados.



03/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mudança em regimento pode restringir audiências públicas e reuniões de subcomissões

Proposta cria regras para audiências públicas promovidas por órgãos governamentais

CI APROVA REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

CAE aprova realização de audiências públicas

CAE também aprova requerimentos de audiências públicas

CAS aprova realização de duas audiências públicas