Mudança em regimento pode restringir audiências públicas e reuniões de subcomissões



Uma mudança pontual no Regimento Interno do Senado poderá ser aprovada, nesta quarta-feira (6), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Projeto de resolução (PRS 41/2011) apresentado pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO) pretende modificar o esquema de realização de audiências públicas e reuniões de subcomissões e comissões temporárias na Casa.

A proposta proíbe que essas sessões sejam realizadas simultaneamente às reuniões ordinárias das comissões permanentes. Caberá à Mesa do Senado, conforme determina o PRS 41/2011, coordenar a agenda de audiências públicas e reuniões de subcomissões e comissões temporárias para evitar eventual coincidência de horários.

Ao justificar o projeto, Cyro especificou o "problema" que pretende resolver: "Trata-se do verdadeiro congestionamento de audiências públicas e de reuniões que ocorrem em praticamente todos os dias da semana e a todas as horas no Senado Federal".

O relator da matéria, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), concorda com Cyro quanto à necessidade de "equacionar o grave problema da articulação das atividades das comissões do Senado Federal".

"A situação atual é insustentável e tem inviabilizado a coordenação das agendas dos senadores, que não têm condições objetivas de comparecer às diversas reuniões de comissões e subcomissões. A solução dada pelo autor do PRS 41/2011 nos parece totalmente adequada. Efetivamente, sem impedir o funcionamento dos demais colegiados, é necessário priorizar as reuniões ordinárias das comissões permanentes", sustenta Aloysio.

Se aprovada pela CCJ, a proposta seguirá para exame da Comissão Especial de Reforma do Regimento Interno.



04/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH aprova audiências públicas e cria subcomissões

CAS realizou 47 reuniões e 23 audiências públicas em 2006

Comissão de Fiscalização e Controle realiza 17 reuniões e cinco audiências públicas

Audiências públicas só poderão ser realizadas em horário diferente das reuniões ordinárias

Sociedade pode colaborar com dez audiências públicas da Aneel

Cidadão pode propor temas para audiências públicas no Senado