CDH aprova urgência para projeto que anistia João Cândido



O senador Paulo Paim (PT-RS) anunciou a aprovação pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) de pedido de urgência para a votação do PLS 45/01, que determina anistia póstuma a João Cândido, líder da Revolta da Chibata. A matéria recebeu uma emenda na Câmara dos Deputados e voltou ao Senado, onde poderá ser votada assim que a pauta do Plenário for liberada.

- Vamos analisar as implicações jurídicas da emenda apresentada pela Câmara, mas acredito que a mudança apenas melhora a redação do texto. Nossa intenção é fazer com que no dia 24 de junho, data do aniversário de João Cândido, o presidente da República sancione a lei - informou nesta quinta-feira (15) Paulo Paim, ao final da audiência pública realizada pela CDH para discutir o PLS 45/01.

Ao falar em favor do reconhecimento a João Cândido, Cristovam Buarque (PDT-DF) disse ser um dos direitos de todos os brasileiros o reconhecimento e registro histórico de seus líderes. Ele se disse surpreso que, 120 anos depois da abolição, ainda haja resistência a cotas para negros nas universidades.

- E sem considerarmos que as cotas resolvem apenas parte dos problemas, pois a igualdade só virá se as escolas forem iguais para todos - opinou Cristovam.

Ao concordar com Cristovam, Flávio Arns (PT-PR) defendeu a adoção de políticas públicas que possam assegurar não apenas a educação, mas também saúde, segurança, emprego, habitação "e todos os outros direitos". Arns elogiou a atuação de Paim, "um batalhador na área dos Direitos Humanos" e destacou que a CDH será sempre uma aliada da sociedade na busca da igualdade de condições a todos os brasileiros.

Também os senadores Magno Malta (PR-ES), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Mão Santa (PMDB-PI) destacaram a importância da aprovação do projeto de anistia a João Cândido e do Estatuto de Igualdade Racial (PLS 213/03), que tramita na Câmara dos Deputados. Mesmo ausente da reunião por problemas de saúde, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) manifestou, por telefone, seu apoio à luta pelo fim de toda forma de discriminação no Brasil.



15/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anistia póstuma a João Cândido, líder da Revolta da Chibata, é destaque em audiência pública

GERALDO CÂNDIDO HOMENAGEIA ZUMBI E JOÃO CÂNDIDO

CCJ aprova emendas a projeto que reabre prazo para anistia de demitidos do governo Collor

Senado aprova urgência para projeto da Lei Anticorrupção

Senado aprova urgência para projeto que prevê controle de gorjetas

CAE aprova urgência para exame em plenário do projeto do pregão eletrônico