CDH aprovou 65 proposições e discutiu temas diversos no primeiro semestre



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realizou nesta primeira metade do ano legislativo 35 reuniões, entre audiências públicas e reuniões deliberativas, segundo balanço apresentado nesta quinta-feira (4) pela presidente do colegiado, senadora Ana Rita (PT-ES).

Ao todo, a comissão aprovou 65 proposições, entre os quais 14 projetos de lei do Senado (PLS). Nessa lista está o PLS 23/2012, do senador Paulo Paim (PT-RS), que transfere para o período do estágio probatório a avaliação da aptidão da pessoa com deficiência aprovada em concurso público.

Pelo texto, que agora seguiu para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o servidor com deficiência só será exonerado quando comprovada a total incompatibilidade com a função ou a inviabilidade de seu aproveitamento em qualquer outra atividade no âmbito de seu cargo.

Outro projeto, o PLS 452/2012, da senadora Ana Amélia (PP-RS), estabelece isenção de pagamento de pedágio em rodovias em favor das pessoas com deficiência, condicionando a isenção ao princípio da preservação do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. A proposta seguiu para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

No total, foram 23 audiências no período, entre debates para instruir proposições legislativas ou para aprofundamento em assuntos da alta relevância para o país, como esclareceu Ana Rita. Entre os temas, ela destacou os direitos das mulheres, conflitos agrários, situação dos povos indígenas, trabalho escravo, adoção de crianças, casamento civil igualitário, a regulamentação da PEC das Domésticas e o assédio moral no serviço público federal.

A comissão também promoveu o lançamento de publicações e projetos, como a revista Em discussão! sobre adoção, editada pela Secretaria de Comunicação Social do Senado (Secs), e o livro Mulher nas eleições 2010, organizado por José Eustáquio Diniz Alves, Céli Regina Jardim Pinto e Fátima Jordão.

A comissão também aprovou no período 46 requerimentos, muitos dos quais para sugerir novas audiências.

O relatório distribuído a todos os membros da comissão foi saudado pelo senador Paulo Paim. Segundo ele, o documento será útil na prestação de contas aos eleitores e a toda a sociedade sobre as atividades realizadas.



04/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS APROVA 18 PROPOSIÇÕES NO PRIMEIRO SEMESTRE

Plenário do Senado apreciou 144 proposições no primeiro semestre

CAS aprovou 29 projetos no primeiro semestre

CRA aprova diversos benefícios a trabalhadores rurais durante primeiro semestre de 2008

Congresso Nacional aprovou R$ 10,99 bilhões em créditos adicionais no primeiro semestre

CAS aprovou novo salário mínimo e regulamentou novas profissões no primeiro semestre