CDH define emendas que apresentará ao projeto da LDO
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) definiu nesta terça-feira (26) as emendas que vai propor ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2013. A CDH apresentará cinco emendas de metas, que são sugestões da comissão para a elaboração do Anexo de Metas e Prioridades.
Ao contrário do que acontecia antes, este ano o governo não enviou o Anexo de Metas e Prioridades junto com o projeto da LDO. Por isso, no relatório preliminar apresentado pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) decidiu-se que o anexo será elaborado a partir de emendas apresentadas no Congresso – e as emendas da CDH se incluem nesse caso.
As cinco emendas de metas definidas nesta terça-feira sugerem que a LDO dê prioridade às iniciativas de prevenção à violência contra as mulheres; às comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais; aos serviços de atendimento às pessoas com deficiência; à produção e à disseminação de conhecimento sobre os direitos dos idosos; e à estruturação e qualificação dos conselhos tutelares.
Restos a pagar
Além disso, a CDH vai propor dez emendas de texto ao projeto da LDO. Uma delas determina que pelo menos 20% do estoque de “restos a pagar” (as despesas que não foram pagas no exercício previsto) terão de ser desembolsados em 2013 – ou seja, pelo menos 20% desse estoque não poderá ter seu desembolso adiado para depois do ano que vem. Também determina que o estoque de restos a pagar no final de 2013 não poderá ser maior que o estoque do final de 2012.
Uma outra emenda de texto impede o governo de contingenciar tanto os recursos destinados a emendas individuais de parlamentares quanto as ações que vão compor o Anexo de Metas e Prioridades.
26/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
CDH define emendas que apresentará ao projeto da LDO
CAS define emendas que apresentará ao PPA
Comissão de Infraestrutura seleciona emendas que apresentará ao projeto do PPA
Comissão de Agricultura seleciona emendas que apresentará ao projeto do Orçamento
Assuntos Econômicos define emendas ao projeto da LDO
Projeto que define o crime organizado aguarda emendas na CCJ