CDH pede representação contra Bolsonaro por quebra de decoro



VEJA MAIS

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quinta-feira (26) requerimento da senadora Ana Rita (PT-ES) pedindo que a Mesa do Senado apresente à Mesa da Câmara representação contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), por quebra de decoro parlamentar, por agressão física ao senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

A agressão teria ocorrido no último dia 23, no Rio de Janeiro, durante visita das subcomissões da Verdade do Senado e da Câmara dos Deputados e da Comissão Estadual da Verdade fluminense à sede do antigo DOI-Codi. O local, atualmente, é sede do 1º Batalhão de Polícia do Exército. Bolsonaro nega a agressão.

O colegiado também aprovou requerimento dirigido ao procurador parlamentar do Senado, Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP), pedindo que “a procuradoria adote as providências legais destinadas a defesa das prerrogativas constitucionais dos integrantes da Casa legislativa.”

- Esse fato não atinge apenas o senador, mas também a Comissão de Direitos Humanos e o Senado  – justificou Ana Rita.

Visitas

Apesar do incidente envolvendo Bolsonaro, o senador Randolfe Rodrigues, que é vice-presidente da Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça do Senado, classificou a visita como "emblemática e histórica" para os direitos humanos. Ele disse que é importante que o colegiado visite outros espaços utilizados como centros de tortura durante a ditadura militar.

- Esses espaços têm que ser transformados em centros de memória, assim como ocorreu na Alemanha após o fim do regime nazista - acrescentou.

Para o presidente da subcomissão, senador João Capiberibe (PSB-AP), além de definir um cronograma de visitas a esses locais, é importante ouvir também os membros da Comissão Nacional da Verdade e integrantes de comissões estaduais e municipais que buscam resgatar a memória do período do regime militar.

Audiências Públicas

Também foi aprovado pela CDH requerimento de Ana Rita para realização de audiência pública com juristas e representantes da Funai e do Ministério da Justiça para debater "Os 25 anos de promulgação da Constituição Cidadã: as conquistas para os povos índigenas e as tentativas de retrocesso".

A pedido do senador João Capiberibe, o colegiado realizará ainda audiência pública para discutir conflito envolvendo retireiros, fazendeiros e grileiros em Luciara (MT). De um lado, os retireiros (comunidade tradicional da região) defendem a criação de uma reserva florestal e, de outro,  fazendeiros e grileiros temem ser expulsos do local, o que tem, conforme o senador, provocado um cenário de  violência.

Quórum

Por falta de quórum, os demais projetos incluídos na pauta, entre eles três sugestões apresentadas pelos participantes do projeto Jovem Senador, foram adiadas. A presidente da CDH, senadora Ana Rita (PT-ES), informou que a comissão realizará um mutirão que permita votar as matérias que estão acumuladas. A reunião deverá ser realizada no dia 23 de outubro.



26/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


PPS vai pedir abertura de processo por quebra de decoro contra ACM

Althoff quer processo de quebra de decoro contra José Eduardo Dutra

Veja o resumo das representações por quebra de decoro apresentadas contra Renan Calheiros

Veja o resumo das representações por quebra de decoro apresentadas contra Renan Calheiros

Marta pede providências do presidente da Câmara contra Jair Bolsonaro

Senadores já admitem quebra de decoro