Comissão de Desenvolvimento Regional aprova criação de Área de Livre Comércio em Santarém



Localizado no oeste do Pará, o município de Santarém, que tem quase 300 mil habitantes, pode se transformar em uma área de livre comércio. Nesta quarta-feira (17) a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado aprovou o projeto de lei do Senado 143/2010, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que concede esse status à cidade paraense. A matéria agora será votada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

De acordo com o projeto, as mercadorias estrangeiras enviadas para Área de Livre Comércio de Santarém terão isenção do Imposto de Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) quando forem destinadas a consumo interno na área, beneficiamento de recursos e matérias primas; processamento industrial, operação do turismo, agricultura, piscicultura, estocagem para venda no mercado externo e quando se tratar de bagagem de viajantes, dentro de determinados limites.

O objetivo do projeto, segundo seu autor, é estimular o desenvolvimento da região, com a atração de indústrias, a geração de empregos e o aproveitamento das potencialidades locais. O relatório favorável à matéria é do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e foi lido na reunião pelo senador Ruben Figueiro (PSDB-MS).

Atualmente, o Brasil já tem áreas de livre comércio instaladas nos municípios de Brasiléia (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Pacaraíma (RR), Bonfim (RR), Guajará–Mirim (RO) e Tabatinga (AM).



17/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR examina criação de Área de Livre Comércio em Santarém no Pará

Papaléo defende criação da Área de Livre Comércio de Macapá

Zambiasi propõe criação de área de livre comércio em Santana do Livramento

CDR aprova novos incentivos para a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim (RO)

Criação de zonas de exportação em exame na Comissão de Desenvolvimento Regional

Comissão de Desenvolvimento Regional aprova ZPE no município paraibano de Lucena