CDR aprova projeto que pode desconcentrar recursos do setor cultural



Projeto que pretende evitar a excessiva concentração da aplicação dos recursos por meio da Lei Rouanet  (Lei 8.313/1991) nas regiões mais desenvolvidas do país foi aprovado nesta quarta-feira (2) pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

VEJA MAIS

O PLS 249/2013 - que segue agora para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) - insere o parâmetro da não concentração regional como um dos princípios que o Ministério da Cultura deverá seguir ao analisar os projetos a serem beneficiados com recursos oriundos do Fundo Nacional de Cultura (FNC). O Fundo tem como função captar e destinar recursos para projetos culturais compatíveis com as finalidades do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).

O autor da proposta, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), observa que a preocupação com a regionalização está presente em vários pontos da Lei Rouanet, mas não vem ocorrendo na prática.

Dados do Ministério da Cultura coletados pelo autor mostram que o Sudeste ficou com 75% dos recursos aprovados em 2012. O Sul ficou com 12,9%, ou seja, as duas regiões mais desenvolvidas do país se apropriaram de quase 88% dos recursos destinados ao fomento à cultura no âmbito da Lei Rouanet. Já as regiões menos desenvolvidas ficaram com percentuais bem menores dos recursos: Nordeste, com 6,7%; Centro-Oeste, com 4,4%; e Norte, com 0,9%, somando 12% do total.

Sistemática de análise

“Há uma clara concentração regional dos recursos, contrariando o próprio espírito da Lei que, como mencionado, tem como uma de suas diretrizes o fomento à produção cultural local”, justifica Randolfe no texto.

A relatora da proposta, senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), apresentou parecer pela aprovação do projeto. Ela observa que atualmente a distribuição dos recursos do FNC atende apenas aos princípios de não concentração por segmento e por beneficiário.

- Portanto, o mérito do projeto consiste no aperfeiçoamento da sistemática de análise dos projetos, pois o Ministério passaria a considerar como princípio a não concentração regional dos recursos - acrescentou a senadora ao ler seu parecer.

A matéria deverá receber decisão terminativa na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).



02/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR pode analisar projeto que desconcentra recursos do setor cultural

Comissão pode votar recursos do setor elétrico para reflorestamento

Projeto cultural de São Paulo poderá ter recursos do BID

PLANOS DE SAÚDE: PROJETO REGULA SETOR QUE PODE MOVIMENTAR ATÉ R$ 70 BI POR ANO

CCJ aprova projeto que declara UFPel patrimônio cultural do RS

Governo pode apresentar até junho projeto que cria "fundo de catástrofe" para o setor agrícola