CDR aprova realização de quatro audiências públicas



Em sua reunião desta quinta-feira (31), a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou requerimentos para a realização de quatro audiências públicas. A primeira já está marcada para o próximo dia 14 de junho, para ouvir o secretário de Política Econômica, Bernard Appy, sobre a proposta de reforma tributária do governo com enfoque em desenvolvimento regional e a chamada guerra fiscal entre os estados.

O autor do requerimento, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), explica que o Congresso Nacional precisa conhecer a proposta do governo sobre política regional, apresentada por Appy, na Câmara de Política Econômica. Para o senador, dessa forma os parlamentares saberão se a proposta está em consonância com os projetos de recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) ou propõe um novo fundo, com recursos e operacionalização diferenciados.

A CDR também aprovou dois requerimentos de autoria da presidente do colegiado, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO). O primeiro pede a realização de audiência pública para ouvir o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, a respeito dos Programas de Apoio ao Desenvolvimento Regional da instituição.

O segundo requerimento de Lúcia Vânia pretende ouvir a ministra do Turismo, Marta Suplicy, sobre suas propostas e estratégias à frente do Ministério, em especial sobre as obras de infra-estrutura em locais com potencial turístico no Brasil e respectivas ações de marketing e promoção de desenvolvimento turístico.

O último requerimento para a realização de audiência pública aprovado na CDR, de autoria do senador João Tenório (PSDB-AL), propõe ouvir cinco autoridades a respeito da evolução regionalizada das desonerações tributárias promovidas pelo governo federal.

Segundo o senador, existe um equívoco, até mesmo uma desinformação, sobre a assistência federal prestada na forma de subsídios e renúncia fiscal. Por isso, diz na justificação do requerimento, é necessário esclarecer quem recebe auxílio, de que magnitude, bem como a discriminação por região do Brasil.

Entre os convidados propostos por João Tenório, estão o coordenador de Previsão da Secretaria de Receita Federal, Raimundo Eloi de Carvalho; a diretora de Consultoria Econômica do Ministério de Integração Nacional, Tânia Bacelar de Araújo; bem como um representante da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do mesmo Ministério; o diretor de Estudos Regionais e Urbanos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), José Aroudo Mota, e um representante do Ministério do Planejamento.

31/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CI APROVA REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

CAE aprova realização de audiências públicas

CAS aprova realização de duas audiências públicas

CAE aprova realização de três audiências públicas

CDH aprova proposta de realização de três audiências públicas

Subcomissão de Saúde aprova realização de três audiências públicas