CDR deve votar projeto que facilita execução de projetos sociais federais em pequenos municípios



Em sua reunião da próxima quarta-feira (17), às 11h, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) pode votar, em decisão terminativa, projeto (PLS 331/06) que tem por objetivo facilitar a execução de projetos sociais do governo federal em pequenos municípios. Para isso, a proposta autoriza a redução ou dispensa da contrapartida financeira por parte de municípios mais carentes em programas habitacionais de interesse social e em ações de saneamento básico executadas a partir de transferências voluntárias de recursos da União.

De acordo com o projeto, de autoria da ex-senadora Roseana Sarney, poderão ser beneficiados municípios que reúnam as seguintes características: tenham população inferior a 25 mil habitantes; estejam localizados nas Regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste ou nas mesorregiões da Metade Sul ou Noroeste do Rio Grande do Sul ou ainda em outra área territorial legalmente equiparada a qualquer dessas regiões para efeitos da concessão de incentivos de desenvolvimento regional; e que apresentem indicadores de desenvolvimento econômico ou social inferiores à média nacional.

A matéria que será apreciada pela CDR é o substitutivo apresentado pela relatora, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), e, caso aprovada, terá de ser apreciada em turno suplementar na comissão. O projeto, que altera o Estatuto da Cidade e a Lei do Saneamento, já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Amapá

O primeiro item da pauta da CDR é o PLS 111/05, que autoriza o Poder Executivo a criar, "para efeitos de articulação da ação administrativa da União e do estado do Amapá", a Região Integrada de Desenvolvimento de Macapá e Santana. Autoriza ainda o Executivo a instituir o programa especial de desenvolvimento dos dois municípios.

De autoria do senador Papaléo Paes (PSDB-AP), o projeto estabelece que esse programa especial de desenvolvimento deverá prever as medidas necessárias para a unificação dos serviços públicos, especialmente os relacionados a tarifas, fretes e seguros. Também deverá estabelecer as linhas de crédito especiais para atividades prioritárias e as isenções e incentivos fiscais, em caráter temporário, de fomento a atividades produtivas em programas de geração de empregos e fixação de mão de obra.

Os projetos prioritários para a região, especialmente os relativos a recursos hídricos, meio ambiente, turismo, infraestrutura básica e geração de empregos, serão financiados com recursos orçamentários destinados pela União, pelo estado e pelos municípios, e também por operações de crédito externas e internas. A União poderá firmar convênios com o Amapá e com os municípios de Macapá e Santana.

A matéria tramita em caráter terminativo na CDR, onde a relatora é a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), cujo voto é favorável ao projeto. A proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Rita Nardelli e Augusto Castro / Agência Senado



12/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roseana apresenta projeto que facilita aplicação de recursos federais em programas sociais

CAE pode votar projeto que facilita renegociações de dívidas de estados e municípios inadimplentes

Proposta facilita crédito externo para municípios pequenos

Pequenos municípios poderão ser dispensados de contrapartida em programas habitacionais federais

CCJ APROVA PROJETO QUE FACILITA EXECUÇÃO DE DÍVIDAS PREVIDENCIÁRIAS

Subcomissão de Segurança deve votar alterações na Lei de Execução Penal