CE analisa projeto que torna explícita obrigatoriedade da Educação Física



Um parecer favorável do relator, senador Moreira Mendes (PFL-RO), ao projeto de iniciativa da Câmara dos Deputados que modifica o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para tornar explícito que a disciplina Educação Física é componente curricular obrigatório da educação básica é um dos 36 itens da reunião da Comissão de Educação (CE) marcada para a próxima terça-feira (dia 2), às 11h30.

O projeto acrescenta o termo "obrigatório" ao texto do parágrafo 3º do artigo 26 da LDB. Na opinião de Moreira Mendes, ao legislar sobre o assunto, o parlamentar não tinha intenção de tornar a Educação Física disciplina de oferta optativa, como o texto atual dá a entender. "A fixação da obrigatoriedade empresta à Educação Física o mesmo status que têm disciplinas como a Matemática, a Língua Portuguesa, a História e a Geografia", analisou em seu parecer. Na reunião do dia 25 de setembro foi concedida vista coletiva da matéria.

A pauta da reunião da CE inclui ainda a análise de requerimento de Moreira Mendes para que seja realizada audiência pública de debate sobre o Programa de Interiorização e Educação a Distância das instituições públicas federais da Amazônia Legal. Também estão relacionados 29 projetos de autorização, renovação e outorga de permissão e de concessão de rádios comunitárias, FMs (freqüência modulada), AMs (onda média) e radiodifusão de sons e imagens.

28/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE examina projeto que torna a Educação Física disciplina obrigatória da educação básica

CE aprova obrigatoriedade de Educação Física nas escolas

CAE analisa projeto que acaba com obrigatoriedade do imposto sindical

CCJ analisa projeto que torna crime mentir em depoimento de CPI

CCJ analisa projeto que torna o crime de corrupção hediondo

Senadores e músicos manifestam ao ministro da Educação apoio ao projeto que torna obrigatório o ensino da música na educação básica