CE aprova obrigatoriedade de Educação Física nas escolas
Pelo projeto, a Educação Física passa a ter o mesmo status de disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia, explica o relator. A senadora Emília Fernandes (PT-RS) congratulou-se com o relator e o autor da proposta, deputado Pedro Wilson (PT-GO), mas sugeriu que a obrigatoriedade seja estendida aos cursos noturnos. Pelo substitutivo aprovado, esses cursos foram liberados para adotar ou não a mudança.
Ao justificar a proposta, o autor lembra que o art. 26 da LDB estabelece que o ensino de Artes é componente curricular obrigatório, enquanto a Educação Física é apenas "componente curricular". Por essa razão, pergunta ele, "é ou não é obrigatória a inserção da Educação Física nos currículos da educação básica?"
O presidente da CE, senador Ricardo Santos (PSDB-ES), entende que a mudança na LDB eliminará qualquer dúvida quanto à obrigatoriedade da Educação Física no currículo, mas advertiu: "Este projeto vai exigir gastos adicionais em quadras poliesportivas, principalmente agora que o Ministério da Educação adotou o projeto Abrindo Espaço, que prevê o uso dessas quadras durante os finais de semana para acolher a comunidade".
O senador Romeu Tuma (PFL-SP) destacou a contribuição que a Educação Física poderá dar para a redução da criminalidade e para ajudar a tirar crianças abandonadas das ruas. Por sua vez, o senador Arlindo Porto (PTB-MG) ressaltou que a proposta foi aprovada num momento em que o Ministério da Educação também adota o Programa Esporte nas Escolas, em função do qual os estabelecimentos de ensino serão dotados de aparelhos e recursos.
02/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE analisa projeto que torna explícita obrigatoriedade da Educação Física
CE debate obrigatoriedade de ensino da educação sexual nas escolas
Obrigatoriedade de bibliotecas em escolas da educação básica está na pauta da CE
CAS aprova obrigatoriedade de exames preventivos em alunos de escolas públicas
Educação Física será obrigatória nos currículos das escolas
Esporte nas escolas públicas poderá ter reforço de estudantes de Educação Física