CE analisa repasse do Fundef para cursos de alfabetização



A Comissão de Educação reúne-se nesta terça-feira (11), às 11h, para analisar uma pauta de 11 itens que inclui o parecer favorável do senador Duciomar Costa (PTB-PA) ao substitutivo oferecido pela Comissão de Assuntos Econômicos que possibilita a distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) baseada nas matrículas de cursos de educação de jovens e adultos. O projeto de lei que gerou o substitutivo (PLS nº 33/2003) é do senador Valdir Raupp (PMDB-RO).

A legislação já dispunha de dispositivo com o mesmo objetivo, mas ele foi vetado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1997, o que levou estados e municípios a desacelerar a oferta de cursos de alfabetização. A proposição possibilita o financiamento do Fundef às classes de jovens e adultos, limitando o repasse dos recursos aos estados e municípios cujas taxas de analfabetismo superem a média nacional. Se a matéria for aprovada, será incluída na pauta da próxima reunião para apreciação em turno suplementar.

Também deverá ser apreciado o parecer do senador José Maranhão (PMDB-PB) favorável ao projeto do deputado Wilson Santos (PSDB-MT) que extingue a lista tríplice do processo de escolha dos dirigentes universitários. Se a matéria for aprovada sem alteração na Comissão e no Plenário, os nomeados passarão a ser, obrigatoriamente, os nomes mais votados para cada cargo.



07/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Recursos do Fundef poderão ir para a alfabetização

LÚCIO ALCÂNTARA QUER APERFEIÇOAR CÁLCULOS PARA O REPASSE DO FUNDEF

Falta de repasse do Fundef agrava endividamento dos estados, diz governador do Amazonas

Escolas públicas devem ceder salas para cursos de alfabetização de adultos

CAS analisa mudanças no Fundef

CE analisa aumento da participação da União no Fundef