CE analisará criação de Secretaria Nacional do Teatro



As artes cênicas poderão receber um novo estímulo a partir deste ano. Um dos principais projetos em tramitação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) autoriza a criação da Secretaria Nacional do Teatro, no Ministério da Cultura, e estabelece incentivos fiscais para o setor até 2018. A proposta (PLS 226/08), apresentada pelo senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), já recebeu parecer favorável da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e tem como relatora, na CE, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN).

A nova secretaria, segundo o projeto, ficaria encarregada de elaborar políticas públicas para o teatro. E seria responsável pelo exame, pelo registro, pelo controle e pela aprovação de todos os projetos a serem beneficiados pela futura lei. Os incentivos fiscais incluídos no texto poderão ser direcionados a exibições de peças, festivais de teatro, manutenção de grupos e companhias e circulação de espetáculos, entre outras atividades.

Como observa Garibaldi na justificativa, a legislação atual possibilita a busca de patrocínio pelos produtores de teatro. Mas o teatro acaba ficando "a reboque" de outros setores culturais, especialmente o audiovisual, que teria, de acordo com o autor, "maior visibilidade perante o público". O projeto tramita em decisão terminativa na CE.

Educação

Diversas propostas na área de educação estão prontas para votação pela comissão, que deverá ter as suas primeiras reuniões deliberativas a partir do início de março. Já se encontra pronto, por exemplo, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 388/07, de autoria do então senador Wilson Matos, que amplia de 800 para 960 horas anuais - ou cinco horas por dia - a carga horária mínima de efetivo trabalho escolar na educação básica. O projeto conta com voto favorável do relator, senador Wellington Salgado (PMDB-MG).

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentou diversos projetos que se encontram prontos para votação na CE. Entre eles o PLS 449/07, que torna obrigatória a participação em reuniões escolares dos país de alunos beneficiados pelo programa Bolsa Família. A proposta tem voto favorável, com emendas, da relatora da matéria, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).

Entre outras propostas de autoria de Cristovam encontra-se o PLS 278/08, que autoriza o governo a criar o programa Cesta Básica do Livro, destinado a garantir um acervo mínimo às famílias de estudantes do ensino básico. O relator, senador Marco Maciel (DEM-PE), apresentou voto favorável.

Na área de esportes, um dos projetos em condição de ser votado pela comissão é o PLS 46/2008, de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO), que estabelece a obrigatoriedade da neutralização das emissões de gases de efeito estufa decorrentes da realização no Brasil da Copa do Mundo de 2014. O projeto tem voto favorável do relator, senador Renato Casagrande (PSB-ES).



11/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE deverá votar criação da Secretaria Nacional do Teatro

Odilon Wagner defende criação da Secretaria Nacional de Teatro

CRE analisará criação de uma Secretaria de Apoio a Brasileiros no Exterior

Proposta de criação de secretaria do teatro é criticada por representante do governo em audiência pública

Fátima Cleide defende criação do Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude

Projeto cria Secretaria Nacional do Teatro e permite deduções do IR para patrocinadores do setor