CE aprova estímulo para investimento de empresas na educação dos empregados



VEJA MAIS

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, nesta terça-feira (13), parecer favorável ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 515/2011, de autoria do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que estimula o envolvimento dos empregadores no aumento da escolaridade de seus empregados, por meio da desoneração, dos valores salariais, de benefícios de natureza educacional. O projeto será examinado ainda, em decisão terminativa, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O texto aprovado é uma emenda substitutiva do relator, senador João Vicente Claudino (PTB-PI), que modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para que não sejam consideradas como salário “despesas do empregador relativas à educação básica, superior e profissional em estabelecimentos de ensino próprio ou de terceiros”. O projeto muda ainda a Lei 8212/1991, que dispõe sobre a Seguridade Social, para que não façam parte do salário de contribuição as despesas com educação que não ultrapassem 20% do salário do empregado.

Em seu voto favorável à proposta, o relator observou que a educação tem um papel de “suma relevância” na vida do trabalhador, na produtividade das empresas e no desenvolvimento do país. Ele votou pela prejudicialidade do PLS 530/2011, que tramita em conjunto com o PLS 515/11.

- Uma forma de ampliar as oportunidades de acesso ao ensino e à qualificação profissional pode advir da inclusão de benefícios indiretos dessa natureza na composição da remuneração do empregado – sustentou Claudino.

Ruy Barbosa

Na mesma reunião, a comissão aprovou o Projeto de Resolução do Senado 9/2012, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que denomina Plenário Ruy Barbosa o plenário do Senado Federal.

Ao apresentar seu voto favorável, o relator da matéria, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), considerou “indiscutível” a importância do homenageado na história brasileira. Nascido em Salvador (BA), Barbosa foi deputado estadual e federal antes de se eleger senador pela primeira vez, em 1895. Foi ainda embaixador junto à Corte de Haia, na Holanda.

- Embora seu nome seja sempre lembrado, em homenagens relevantes, a de atribuir seu nome ao plenário do Senado Federal tem um caráter muito especial – afirmou Mozarildo.

Vanessa disse, após a votação, que, ao entrar pela primeira vez no Plenário do Senado e ver o busto de Ruy Barbosa, julgou que a sala já tivesse o nome do intelectual baiano. Como a homenagem ainda não havia sido feita, ela relatou que decidiu tomar a iniciativa. Na presidência dos trabalhos, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) agradeceu a homenagem em nome do povo da Bahia.

Pais na escola

Por ausência do autor, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), e do relator, senador João Capiberibe (PSB-AP), foi adiada a votação do PLS 189/12, que estabelece penalidades para os pais ou responsáveis que não comparecerem a reuniões nas escolas de seus filhos. Foi também adiada, a pedido da relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS), a votação do PLS 728/11, que define crimes e infrações administrativas com o objetivo de aumentar a segurança durante a Copa do Mundo de 2014.



13/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que permite a empresas abater gastos com educação de empregados

CAE aprova projeto que incentiva empresas a alfabetizar empregados

Empresas poderão ter prazo para distribuir lucros com empregados

CAE APRECIA INCENTIVO PARA EMPRESAS COM EMPREGADOS COM MAIS DE 40 ANOS

CAE APRECIA INCENTIVO PARA EMPRESAS COM EMPREGADOS COM MAIS DE 40 ANOS

CAE analisa incentivo para empresas que tenham empregados com mais de 40 anos