CE APROVA PROGRAMA DE COMBATE AO CÂNCER DA PRÓSTATA



A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (dia 2) parecer favorável ao projeto de lei que cria o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata. O substitutivo apresentado pelo relator da matéria, senador Sebastião Rocha (PDT-AP), ampliou a proposição da deputada Telma de Souza (PT-SP), aprovada na Câmara dos Deputados, que visava apenas a criação da Semana Nacional de Combate e Prevenção ao Câncer na Próstata. Segundo o relator, a audiência pública realizada pela Comissão, que contou com representantes do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer, o convenceu da necessidade da mudança. A matéria será ainda votada em plenário.
Argumentando acerca da importância do Programa, o parlamentar afirmou que apenas 5% dos homens no Brasil fazem o exame de prevenção do câncer de próstata. Lembrou que o diagnóstico é hoje obtido através de exame de sangue, e não mais pelo toque. A doença atinge 14,5 mil homens por ano no Brasil, vitimando fatalmente um terço deles.
Pelo projeto, o Ministério da Saúde terá de estabelecer um consenso entre os especialistas sobre as principais formas de prevenção. A campanha terá de ser veiculada por sete dias por ano, por no mínimo cinco anos. A matéria, já aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, será agora votada em plenário. Se aprovada, volta à Câmara dos Deputados, já que foi modificada pelos senadores. O relator acatou emenda apresentada pelo senador José Fogaça (PMDB-RS), que autoriza o Ministério da Saúde a executar o Programa.
RÁDIOS
A CE também aprovou ainda pareceres favoráveis a duas renovações e três novas outorgas para emissoras de rádio.
As renovações foram para a Sociedade Rádio Difusora Santa Cruz transmitir em onda média (OM) na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e para o Sistema Jornal de Rádio transmitir em freqüência modulada (FM) em Piracicaba (SP). Ambas foram relatadas favoravelmente na CE pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP).
As novas outorgas foram para o Diário de Suzano Radiodifusão transmitir em FM em Salesópolis (SP); para a Valente Propaganda e Publicidade transmitir em FM em Caçu (GO); e para a Rádio e TV Maíra transmitir em FM em Candeias Jamari (RO). Os pareceres foram relatados na Comissão pelos senadores Romeu Tuma, Luiz Estevão (PMDB-DF) e Amir Lando (PMDB-RO), respectivamente.

02/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APROVA PROJETO CRIANDO PROGRAMA DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

CE EXAMINA PROJETO QUE INSTITUI PROGRAMA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

SENADO APROVA SEMANA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

Novembro é o mês do combate ao câncer de próstata

Ângela Portela registra Dia de Combate ao Câncer de Próstata

Rocha anuncia medidas de combate ao câncer de próstata