CE avalia projeto sobre classificação etária na TV



A Comissão de Educação (CE) vota nesta terça-feira (26), em decisão terminativa, projeto do senador João Alberto Souza (PMDB-MA) que torna obrigatória a classificação, por faixa etária, de todos os espetáculos públicos, incluindo os programas exibidos pelas emissoras de televisão. De acordo com o projeto, caberá ao poder público classificar previamente os programas de TV, inclusive trailers , como livres ou inadequados para menores de 12, 14, 16 e 18 anos de idade.

O projeto estabelece que os programas ao vivo também estarão sujeitos à prévia classificação horária e etária, quando considerados não adequados a crianças e adolescentes. Os programas de indução ao sexo, tais como os chamados "tele-sexo", somente poderão ser exibidos entre meia-noite e cinco horas da manhã. Fitas de vídeo e DVD também estarão sujeitas à classificação. O relator da matéria, senador Pedro Simon (PMDB-RS), é favorável ao projeto que, se acolhido pela Comissão de Educação, seguirá para análise da Câmara desde que não haja recurso para que o Plenário do Senado vote a matéria.

João Alberto Souza observou que o objetivo da proposição é o de regulamentar o texto constitucional que disciplina a classificação por faixa etária de todos os espetáculos públicos. Em 2000, informou o senador, o Ministério da Justiça, por meio da Portaria n° 796, disciplinou os horários, mas a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) impetrou um mandado de segurança junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que concedeu liminar suspendendo os efeitos do controle dos horários de exibição de programas, como determinava a portaria. O STJ entendeu que a classificação só poderia ser feita por lei federal. "E é isso que estamos providenciando", observou o senador.

Os programas para emissoras de televisão, de acordo com o projeto, terão a seguinte classificação: veiculação em qualquer horário (livre); programa não recomendado para menores de 12 anos (inadequado para antes das 20h); programa não recomendado para menores de 14 anos (inadequado para antes das 21h); programa não recomendado para menores de 16 anos (inadequado para antes das 22h) e programa não recomendado para menores de 18 anos (inadequado para antes das 23h).

Apagão

Na mesma reunião, a CE, presidida pelo senador Ricardo Santos (PSDB-ES), deve analisar projeto da Câmara que obriga as concessionárias de serviços de distribuição de energia elétrica a veicular, no verso das contas de luz ou em impressos a elas anexados, instruções alertando os consumidores quanto aos procedimentos a serem adotados em caso de queda de tensão ou interrupção no fornecimento. O relator da matéria, senador Waldeck Ornélas (PFL-BA), emitiu parecer favorável ao projeto.



25/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE vota projeto que estabelece classificação etária para programas de TV

CE vota projeto que estabelece classificação por faixa etária em atividades audiovisuais

Projeto obriga classificação por faixa etária para toda obra audiovisual

CCJ votará projeto que regula classificação etária para filmes e espetáculos públicos

Regras sobre classificação etária de filmes podem migrar para o Estatuto da Criança e do Adolescente

CE vota classificação etária para espetáculos