Projeto cria semana nacional de doação de cordão umbilical
A doação de cordão umbilical para a rede pública de saúde pode ser estimulada nacionalmente. A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vai examinar nesta para terça-feira (19), a partir das 11h, o projeto de lei do Senado (PLS) 299/2010, que institui a Semana Nacional da Doação de Cordão Umbilical.
O sangue recuperado de cordões umbilicais e de placentas é fonte rica de células-tronco, capazes de produzir todos os outros tipos de células do sangue, e pode ser usada no tratamento de pessoas que precisam de transplante de medula óssea, mas não encontram doadores compatíveis em sua família. A medula óssea é a primeira fonte de células-tronco.
O autor do projeto, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), argumenta que , no Brasil, “cerca de 2.500 pessoas têm indicação de realização de transplante de medula óssea por ano. Dessas, 1.500 não encontram um doador com laços de parentesco e compatibilidade genética”.
Inácio Arruda afirma que uma semana dedicada a uma campanha específica poderia “estimular a doação de cordão umbilical, que ainda é pouco frequente no Brasil”. A semana de 8 de outubro foi escolhida por ter sido a data da realização, em 2004, do primeiro transplante de medula óssea com sangue de cordão umbilical de doador brasileiro. A cirurgia ocorreu no Hospital Amaral Carvalho, na cidade de Jaú (SP). O relator, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), é favorável à matéria, que tramita em caráter terminativo.
15/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE confirma aprovação do Dia Nacional da Doação do Cordão Umbilical
Comissão aprova instituição do Dia Nacional da Doação de Cordão Umbilical
CE deve confirmar data nacional para Doação de Cordão Umbilical
Aprovado projeto que garante à mulher informações sobre doação de sangue do cordão umbilical
Mulheres terão informações sobre benefícios da doação de sangue do cordão umbilical
Anvisa divulga panorama de bancos de cordão umbilical