CE debate adoção da TV digital no país



A substituição da TV analógica pela TV digital no país será debatida nesta terça-feira (11), após a Ordem do Dia, em audiência pública conjunta da Comissão de Educação e da Subcomissão de Cinema, Comunicação e Informática. Atualmente, o sistema de TV em uso no Brasil é analógico, baseado na transmissão de sons e imagens por meio de ondas eletromagnéticas. Ao contrário da TV digital, que emprega a linguagem dos computadores (binária) para a transmissão de dados, a TV analógica é vulnerável a interferências externas.

A discussão sobre as diferenças técnicas entre os dois sistemas foi solicitada pelos senadores Antonio Carlos Júnior (PFL-BA) e Gerson Camata (PMDB-ES). Quatro representantes de entidades governamentais e civis ligadas ao setor irão participar da audiência: o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Luiz Guilherme Schymura de Oliveira; o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Marco Aurélio de Almeida Rodrigues; o presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), Olímpio José Franco; e o presidente da União Nacional de Emissoras e Redes de Televisão (UNETV), Antônio Telles.

Na semana passada, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) recomendou em Plenário que, diante da complexidade da matéria e das dificuldades enfrentadas pela Anatel para decidir o modelo de televisão digital a ser adotado pelo país, essa decisão fosse deixada para o próximo governo. Segundo estimativas da Anatel, a implantação da TV digital com seus desdobramentos deve movimentar US$ 100 bilhões nos próximos 10 anos.




10/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta quer promover debate sobre a adoção no país

Debate na CCT destaca a relação entre custo de equipamentos e sucesso do rádio digital no país

Comissão discute adoção de TV digital no Brasil

Renan assina protocolo de intenções para adoção de TV digital pública

Governo manifesta grande satisfação por adoção de projeto brasileiro sobre privacidade digital pela ONU

País ganha Dia Nacional da Adoção