CE discute criação de universidades públicas
Senadores que fazem parte da Comissão de Educação (CE) estão dispostos a abrir um amplo debate e aprofundar os estudos no sentido de viabilizar a criação de universidades públicas no interior brasileiro, principalmente nos estados do Norte e Nordeste.
Conforme informou o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), nada menos do que 66% das faculdades de Medicina, por exemplo, estão localizadas nas regiões Sudeste e Sul do país, razão pela qual pregou uma melhor distribuição das universidades a fim de que os alunos que residem fora desse eixo também sejam beneficiados.
Essa disposição dos senadores foi manifestada durante a reunião da CE desta terça-feira (18), quando foi discutido o parecer da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) sobre a Indicação de n° 4/2002, de autoria do senador Reginaldo Duarte (PSDB-CE), propondo que a comissão estude a criação da Universidade Federal da Região do Vale do Cariri, no Ceará.
Ideli reconheceu a carência de universidades no Norte e no Nordeste, mas preferiu apresentar um requerimento solicitando ao ministro da Educação, Cristovam Buarque, informações se já há algum estudo referente à situação de oferta de educação superior no Vale do Cariri.
Por sua vez, a senadora Patrícia Saboya (PPS-CE) defendeu a criação da universidade no Vale do Cariri, e ponderou que o requerimento poderia atrasar ainda mais a votação da matéria. A maioria dos senadores entendeu que a resposta ministerial poderia chegar à CE no período do recesso parlamentar, razão pela qual optaram em retirar de pauta o requerimento de Ideli, com a concordância da autora. A senadora por Santa Catarina solicitou tempo para reexaminar a matéria.
O senador José Jorge (PFL-PE) pediu pressa na apreciação do estudo que cria a universidade do Vale do Cariri, e observou que nos últimos anos houve acentuada expansão do número de alunos que concluíram o ensino médio e que, portanto, tem que migrar para outras regiões em busca do aprendizado superior de boa qualidade.
Reginaldo Duarte informou que no seu estado, o Ceará, a única universidade federal encontra-se na capital, Fortaleza. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) também destacou a importância da criação da Universidade do Vale do Cariri, enquanto Leonel Pavan (PSDB-SC) voltou a defender a criação da Universidade do Oeste, no interior de Santa Catarina.
18/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Chile: Universidades públicas são pagas
Universidades públicas participam do Estatuto da Cidade
Ex-alunos das Etecs se destacam em universidades públicas
CCJ aprova cotas em universidades públicas federais
Universidades públicas podem ter desconto de 50% na conta de luz
Nikkeis nas universidades públicas: lição de talento e dedicação