CE discute projeto que disciplina venda de alimentos nas escolas



A Comissão de Educação (CE) deverá discutir em sua reunião de terça-feira (20), marcada para as 11h, uma pauta de nove itens, entre os quais o parecer do senador Romeu Tuma (PFL-SP) favorável ao projeto de lei do Senado (PLS 406/05), do senador Paulo Paim (PT-RS), que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente para disciplinar a comercialização de alimentos nas escolas de educação básica e a elaboração de cardápios do Programa de Alimentação Escolar.

"O projeto propõe uma abordagem legislativa múltipla que conflui para uma única direção: levar as escolas a oferecerem produtos mais saudáveis e as crianças a recriarem seus hábitos alimentares e influenciarem positivamente os pais em casa", explica o senador em sua justifica.

O senador pelo Rio Grande do Sul informa que ações políticas em vários estados e municípios já foram tomadas buscando normatizações para a prevenção e o controle da obesidade infantil e das doenças crônicas não transmissíveis. Ele lembra que a obesidade hoje pode ser considerada o principal problema de saúde infantil nas nações desenvolvidas e está avançando também nos outros países. O projeto de Paim é terminativo na Comissão de Assuntos Sociais.

A CE também poderá deliberar sobre dois requerimentos propondo a realização de audiências públicas para instruir projetos. Os senadores Cícero Lucena (PSDB-PB) e Marcelo Crivella (PRB-RJ) querem debater o PLS 248/06, de autoria de Crivella, que torna obrigatório o ensino da educação sexual, institui o Dia do Planejamento Familiar, reduz a idade mínima e revoga a exigência de consentimento de ambos os cônjuges para a pessoa optar pela esterilização cirúrgica. Entre os convidados sugeridos estão o ministro da Saúde, José Gomes Temporão e o médico Drauzio Varella.

O outro requerimento, dos senadores Augusto Botelho (PT-RR) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA), tem o objetivo de aprofundar a discussão do PLS 65/05, do senador Sibá Machado (PT-AC), que disciplina o ingresso na educação superior extinguindo os processos seletivos nos cursos de graduação. Algumas das autoridades que poderão ser convidadas são o educador e psicanalista Rubem Alves; o embaixador da Argentina no Brasil, Juan Pablo Lohlé; o secretário de educação superior do Ministério da Educação, Manuel Palácios; e o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Petta.



16/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS analisa projeto que disciplina venda de alimentos em escolas

Paim quer proibir venda de alimentos gordurosos e com altas taxas de açúcar nas escolas

Paim quer disciplinar venda de alimentos em escolas para combater obesidade infantil

CCJ discute projeto que disciplina avaliação de autoridades

CCJ DISCUTE EMENDAS AO PROJETO QUE DISCIPLINA PERDA DE CARGO PÚBLICO

Segue para Câmara projeto que trata da oferta de alimentos saudáveis nas escolas