CE examina projeto que amplia vagas do PAS



A Comissão de Educação (CE) vota nesta terça-feira (dia 8), a partir das 10h, projeto do senador José Roberto Arruda (sem partido-DF) obrigando as instituições de nível superior integrantes do sistema federal de ensino, não credenciadas como universidades, a implantarem o Programa de Avaliação Seriada (PAS). O programa permite ao aluno do segundo grau entrar para a universidade sem prestar o vestibular, desde que seja aprovado em três avaliações, realizadas ao término de cada uma das séries do ensino médio de segundo grau.

De acordo com o projeto, as instituições educacionais deverão reservar pelo menos 25% das vagas para os alunos que participarem do programa. Segundo Arruda, o PAS, já implantado pela Universidade de Brasília (UnB), vem obtendo bons resultados, razão pela qual entende ser necessário expandir a experiência para todo o país. O projeto dá um prazo de cinco anos para que as instituições adotem o novo sistema.

A Comissão de Educação, presidida pelo senador Ricardo Santos (PSDB-ES), examina na mesma reunião projeto que inclui a matéria "Informática" nos currículos escolares de primeiro e segundo graus. O projeto acrescenta dispositivo à Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e, segundo o relator, senador Nilo Teixeira Campos (PSDB-RJ), conhecimentos de informática tornarão os alunos mais atualizados e melhor preparados para o mercado de trabalho.

A CE também aprecia projeto da Câmara que cria o Fundo Nacional de Alimentação (FNA) e o Programa Nacional de Apoio à Infância (PRONAI). Ambos têm por objetivo oferecer alimentação a gestantes e a crianças de zero a sete anos de idade em todo o país. A comissão vota ainda projeto do senador Pedro Piva (PSDB-SP) denominando o Aeroporto Internacional de Viracopos, na cidade de Campinas (São Paulo), de Governador Mário Covas, e o do deputado Silvio Torres denominando de Governador Franco Montoro o aeroporto da cidade de Guarulhos, também em São Paulo.

Na mesma reunião, serão apreciadas permissões para funcionamento das seguintes emissoras de rádio: Fundação Educativa e Cultural Alto Paraíso, na cidade de Oliveira (MG); Fundação José de Paiva Neto, Santo Antônio do Descoberto (GO); DMD Associados, em Peixoto de Azevedo (MT); Rádio Difusora de São José do Rio Pardo (SP) e Rádio Regional, de Ribeirão Preto (SP).

07/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ examina projeto que amplia assistência jurídica integral e gratuita

Senado examina projeto que amplia cobertura de tratamento de câncer

CAE examina projeto que amplia verbas para Seguridade Social

CAS EXAMINA PROJETO QUE AMPLIA CAPTAÇÃO DE RECURSOS POR HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

Ideli sugere votação em Plenário, na quarta-feira, de projeto que amplia vagas em universidades para estudantes de escolas públicas

CE examina proposta que amplia programação regional das rádios e TVs