CE examina projeto que defende exibição de audiovisuais brasileiros



De autoria do senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), será apreciado pela Comissão de Educação, nesta terça-feira (dia 17), em caráter terminativo, projeto que obriga as empresas proprietárias, locatárias ou arrendatárias de salas, espaços ou locais de exibição comercial a exibir, num prazo de 10 anos, obras cinematográficas brasileiras de longa- metragem cumprindo o número mínimo de 49 dias por ano. Esse número deverá ser aumentando gradualmente até o mínimo de 90 dias por ano, objetivo que deverá ser alcançado até os dois últimos anos de vigência da lei.

A proposta, que será relatada favoravelmente pelo senador José Fogaça (PMDB-RS), também fixa prazo de 10 anos para que as empresas distribuidoras de vídeo doméstico tenham, entre seus títulos, pelo menos 15% de obras brasileiras audiovisuais cinematográficas e videográficas, atingindo 30% até os dois últimos anos de vigência do diploma legal.

Arruda argumenta que "urge o alargamento e a consolidação do espaço destinado à exibição e à comercialização de títulos da filmografia nacional, assegurando o seu legítimo direito de ocupação no mercado e diminuindo o profundo impacto que o monopólio americano tem produzido sobre a nossa produção cultural".

Na pauta da reunião da CE, também consta projeto que dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos nacionais, determinando o hasteamento diário da bandeira nacional em todos os prédios públicos. A matéria tem parecer do senador Sebastião Rocha (PDT-AP), que solicita apreciação da mesma pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O senador Gérson Camata (PMDB-ES) dará parecer favorável a projeto do senador Nabor Júnior (PMDB-AC) que denomina "Aeroporto Internacional senador Oscar Passos" o novo aeroporto, em construção, na cidade de Rio Branco (AC). O mesmo relator deverá apresentar parecer contrário a projeto da senadora Marina Silva (PT-AC) a favor de que o aeroporto passe a ser denominado Chico Mendes.

Os senadores da CE deverão discutir e votar também sete projetos de decreto legislativo que tratam da outorga ou renovação da concessão de serviço de radiodifusão em vários estados. A reunião da Comissão de Educação está marcada para as 11h30.

16/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS examina projeto de Camata que proíbe exibição de modelos muito magras

Aprovado projeto que obriga exibição de filmes brasileiros nas escolas

Petrobras promove festival com exibição de filmes brasileiros em Nova York

Francisco Dornelles defende cota para exibição dos filmes nacionais

Secretário do MinC defende políticas públicas para distribuição e exibição de filmes

CE analisa projeto que regula presença de menores em atividades audiovisuais