CE examina projeto que pune crimes na Internet



A Comissão de Educação (CE) delibera nesta terça-feira (dia 21) sobre projeto de lei do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) que tipifica 20 ilícitos na Internet e fixa para os infratores penas de detenção, reclusão e multa. O relator da matéria, senador José Fogaça (PMDB-RS), apresentou parecer favorável ao projeto.

A reunião ocorrerá após audiência pública com o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, que a partir das 11h informará os integrantes da comissão sobre as diretrizes e programas prioritários do Ministério da Educação para o ano 2002.

O projeto de Calheiros divide os delitos cometidos na Internet em sete grupos: crimes contra a inviolabilidade de dados, contra a propriedade e o patrimônio, contra a honra e a vida privada, contra a vida e a integridade física das pessoas, contra o patrimônio fiscal, contra a moral pública e contra a segurança nacional.

A proposta dá especial atenção aos delitos cometidos contra concessionárias de serviços públicos, como distribuição de energia elétrica, centrais telefônicas e outros. Nesses casos, o projeto estabelece agravamento das penas. Para a difusão de material injurioso na Internet, por exemplo, o senador propõe pena de detenção de seis meses e multa.

Constam ainda da pauta 29 projetos de decreto legislativo autorizando o funcionamento de emissoras de rádio em várias cidades do país.

17/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE CALHEIROS PUNE CRIMES PRATICADOS NA INTERNET

Aprovado projeto que pune crimes praticados com a utilização da Internet

CCJ deve examinar projeto que pune crimes cometidos pela Internet

Encontro virtual debaterá projeto que pune crimes cometidos pela Internet

CE examina projeto que tipifica crimes na Internet

QUINTANILHA DEFENDE PROJETO QUE PUNE CRIMES DE INFORMÁTICA