CE vota incentivo fiscal para mostra audiovisual



A Comissão de Educação (CE) deve votar nesta terça-feira (10) projeto de lei do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que pretende estender aos promotores de mostras e festivais audiovisuais o direito ao incentivo fiscal previsto pela Lei Rouanet, que instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). De acordo com essa lei, pessoas físicas e jurídicas podem aplicar parcela do imposto sobre a renda devido em benefício de projetos culturais previamente aprovados pelo Ministério da Cultura.

Atualmente, são abrangidos pela legislação os seguintes segmentos: artes cênicas, livros de valor artístico, literário ou humanístico, música erudita ou instrumental, circulação de exposições de artes plásticas, doações de acervos para bibliotecas e museus, produção de obras cinematográficas e videofonográficas de curta e média metragem e preservação e difusão do acervo audiovisual.

Na mesma reunião, a CE deve analisar proposta que tem por objetivo proteger e defender a língua portuguesa e combater o uso de estrangeirismos. O texto a ser submetido aos senadores é um substitutivo do senador Amir Lando (PMDB-RO) a projeto do deputado Aldo Rebelo (PCdo B-SP), que será ainda votado pelo Plenário.

Para deliberação em caráter terminativo, constam também da pauta os seguintes projetos: o que exige a publicação de informações sobre a situação legal da instituição de ensino e dos cursos nos editais dos vestibulares, o que inclui a disciplina -Noções de Cidadania- no currículo dos ensinos fundamental e médio, o que estabelece a obrigatoriedade de transmissão de cursos de línguas estrangeiras no rádio e na televisão e o que flexibiliza o horário de transmissão do programa -A Voz do Brasil-.



09/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE vota incentivo para patrocínio de mostra audiovisual

CMA vota incentivo fiscal para doadores do Fundo Nacional de Meio Ambiente

Inscrições prorrogadas para prêmio de incentivo ao audiovisual em AL

Aprovado projeto de incentivo ao audiovisual

Aprovado projeto de incentivo ao audiovisual

Produção audiovisual brasileira poderá ter incentivo das TVs