Cédulas que facilitam reconhecimento por deficientes visuais podem se tornar obrigação legal



A inserção nas cédulas de dinheiro a inserção de elementos que ajudem sua identificação por pessoas com deficiência visual, medida que já vem sendo adotada espontaneamente pelo governo, pode passar a ser uma obrigação legal. Projeto com essa finalidade foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (25).

A proposta (PLS 141/08) foi sugerida pelo então senador Flávio Arns (PSDB-PR), que exerceu mandato até a legislatura passada. No texto, ele aponta a necessidade de garantias para que as pessoas com deficiência visual possam atuar de forma mais independente e segura na sociedade. Para isso, uma importante contribuição pode ser oferecida por facilidades para o reconhecimento das cédulas do meio circulante.

A matéria já havia recebido parecer favorável na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Na CAE, o relator foi o senador Vicentinho Alves (PR-TO), com voto favorável. A matéria recebeu decisão terminativa e deve seguir agora diretamente para exame na Câmara dos Deputados.

Ao propor a matéria, Flávio Arns observou que o Banco Central tomou a iniciativa de facilitar a identificação das cédulas, mesmo sem determinação legal. Para isso, adotou a inserção de algarismos maiores na frente das notas, o uso de cores nítidas e diferenciadas por valor e a impressão de textos e valores em relevo. Mas considerou que foram liberalidades da diretoria e que era necessária uma previsão legal.

No Brasil, mais de 16 milhões de pessoas declararam possuir algum nível de eficiência visual, conforme apurado pelo IBGE no Censo de 2000, conforme o relator. Vicentinho Alves reconheceu que o projeto facilita a inserção social dessas pessoas, "aproximando-as de uma cidadania mais plena".

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Gorette Brandão e Teresa Cardoso / Agência Senado



25/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cédulas poderão ter identificação para deficientes visuais

CAE APROVA IDENTIFICAÇÃO NAS CÉDULAS DE PAPEL-MOEDA PARA DEFICIENTES VISUAIS

Flávio Arns quer facilitar leitura de cédulas de real por deficientes visuais

Paulo Octávio defende adoção de cédulas de dinheiro de tamanhos diferentes para ajudar deficientes visuais

Aplicativo melhora vida de deficientes visuais

Projeto de Zambiasi beneficia deficientes visuais