César Borges acusa presidente Lula de usar máquina pública em campanha



O senador César Borges (PFL-BA) acusou nesta segunda-feira (31) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu governo de "fazerem uso da máquina pública para subverter o processo eleitoral". As críticas do pefelista basearam-se no texto "Governo casa liberação de verbas com viagens de Lula", publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, sobre o anúncio da liberação de R$ 600 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para os setores de movelaria, máquinas e implementos agrícolas do Sul do país, às vésperas de o presidente Lula sair em campanha pela região.

Outra reportagem da Folha de S. Paulo citada pelo parlamentar ("Ministros intensificam viagens para colaborar com a reeleição") aponta o suposto envolvimento do primeiro escalão com a campanha presidencial, hipótese levantada com a intensificação da agenda de viagens de ministros para divulgação de ações do governo. César Borges demonstrou indignação com os fatos noticiados e cobrou uma ação rápida e eficaz da Justiça Eleitoral para coibir eventual desvirtuamento dos gastos públicos no período pré-eleitoral.

- Isso é uso da máquina pública, corrupção eleitoral. É preciso que o Judiciário aja rapidamente, com eficiência e eficácia, sob pena de termos um pleito ilegítimo - reivindicou.

Além de classificar a estratégia de campanha do presidente Lula de "crime eleitoral", o senador pela Bahia a considerou um "crime de lesa-pátria", por acreditar que os gastos recém-anunciados poderão levar a uma situação de descontrole fiscal em 2007. Segundo reportagem do jornal Correio Braziliense, também citada em Plenário nesta segunda-feira (31), o equilíbrio das contas públicas conquistado nos últimos 12 anos estaria ameaçado por despesas de R$ 13 bilhões anunciadas recentemente pelo governo federal.



31/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges acusa o governo de influenciar eleições com uso da máquina

Níura Demarchi acusa governo Lula de aparelhamento da máquina pública

César Borges acusa Lula de discriminar a Bahia

César Borges acusa candidato Lula de mentir em debate

Rigotto acusa PT de usar máquina

Alvaro Dias acusa Lula de usar pronunciamento de governo para fazer campanha eleitoral