César Borges apresenta relatório que restringe porte de armas



A Subcomissão de Segurança Pública do Senado, que funciona no âmbito da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), vai ampliar o debate sobre o controle do porte de armas. Nesta terça-feira (20), foi apresentado o relatório do senador César Borges (PFL-BA) sobre o tema. Ele analisou as propostas sobre o assunto que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado e decidiu pela apresentação de emenda que torna inafiançável o crime de porte ilegal de armas. Além disso, ele sugere que se agilize no Senado a tramitação dos projetos que restringem o porte. César Borges ressaltou a importância de se regular o Sistema Nacional de Armas (Sinarm).

Um dos projetos mencionados pelo senador acaba com o porte de arma para o cidadão comum, permitindo apenas o porte para categorias específicas: policiais, seguranças, militares e magistrados. Na avaliação de César Borges, a legislação atual permite grande facilidade de acesso a armas pelo cidadão comum, o que tem contribuído para a violência urbana, sem que haja qualquer comprovação de aumento da segurança do usuário.

Os senadores decidiram, seguindo sugestões dos senadores Edison Lobão (PFL-MA) e Serys Slhessarenko (PT-MT), aprofundar o debate sobre o tema. Lobão defendeu o aproveitamento das discussões feitas no Senado sobre o assunto, há dois anos, quando estiveram para ser votados dois projetos que restringiam o porte de armas. Serys apresentou uma sugestão de pessoas que poderão participar de audiência públicas sobre o tema, enviada pelo Instituto Sou da Paz, que trabalha com o desarmamento.

Na próxima terça-feira (27), a partir das 18h, a subcomissão volta a se reunir para votar o relatório de César Borges.



20/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado relatório que restringe porte de armas de fogo e prevê consulta popular

César Borges quer plebiscito sobre porte de armas

César Borges pede consenso ao Congresso para aprovação de legislação sobre porte de armas

Projeto que restringe porte de armas será votado na próxima terça

César Borges apresenta relatório favorável ao Estatuto da Igualdade Racial

César Borges diz que violência não se restringe a Salvador e protesta contra fechamento de delegacias da PRF