César Borges critica plano de transposição das águas do São Francisco



Ao discursar em Plenário nesta terça-feira (27), o senador César Borges (PFL-BA) criticou o governo federal e o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), por defenderem a transposição das águas do Rio São Francisco. O senador defende, em vez da transposição, a revitalização da bacia.

- Agora, lamentavelmente, o governo federal insiste em dizer que terá R$ 6 bilhões para realizar uma obra malfadada - disse ele, acrescentando que essa iniciativa encontra oposição não só na Bahia, mas também em Alagoas e Sergipe.

César Borges declarou que Jaques Wagner - o qual iniciou seu mandato em janeiro - atua como "defensor das iniciativas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sentindo-se talvez no papel de articulador das ações do governo federal no Nordeste". De acordo com o senador, o governador Marcelo Déda (SE), apesar de ser do PT, seria contra a transposição.

O parlamentar afirmou ainda que Dom Luiz Flávio Cappio teria feito um novo apelo para que não sejam realizadas essas obras. César Borges lembrou que, em 2005, o religioso havia realizado uma greve de fome em protesto contra o empreendimento e em defesa da revitalização do São Francisco.

Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo naquele ano, Cappio afirmava que a transposição representa uma ameaça à existência do rio, "abrangeria apenas 5% do semi-árido brasileiro e beneficiaria 0,23% da população do Nordeste, segundo críticos". Ele também ressaltava que o projeto "elevaria o custo da água disponível e estabeleceria o mercado da água", além de "justificar, equivocadamente, um Nordeste setentrional separado do todo".

Contingenciamento

César Borges reiterou ainda suas críticas ao contingenciamento de recursos anunciado recentemente pelo governo federal, no montante de R$ 16,4 bilhões. Esse contingenciamento implica a retenção de verbas que seriam gastas em itens previstos no Orçamento, como é o caso dos investimentos.



27/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges pede embargo do Ministério Público à transposição do São Francisco

César Borges manifesta preocupação com bispo que reiniciou greve de fome contra transposição do São Francisco

Suassuna defende transposição das águas do São Francisco

Agripino defende transposição das águas do São Francisco

SENADORES APÓIAM TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO

COMISSÃO DEBATE TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO