César Borges pede embargo do Ministério Público à transposição do São Francisco



O senador César Borges (DEM-BA) solicitou ao Ministério Público Federal que embargue a licitação referente às obras da transposição das águas do Rio São Francisco. Seu pedido foi justificado pelo fato de a Gautama, empresa revelada pela Operação Navalha como suspeita de envolvimento em fraudes na licitação de obras públicas, ter sido pré-selecionada para realizar o serviço.

- Dentro do envelope [da licitação] pode estar a comprovação de algo tramado em cima dos ribeirinhos do São Francisco - cogitou.

César Borges também considerou "grave e violento" o governo federal iniciar uma obra que continua a gerar divergências entre os estados da Região Nordeste. Na sua opinião, a transposição não vai conseguir unir os nordestinos nem resolver a carência hídrica na região.

O parlamentar criticou ainda o governo Luiz Inácio Lula da Silva por não ter assumido o compromisso feito a dom Luís Flávio Capio - que fez greve de fome em 2005 em oposição ao projeto - de promover um debate nacional sobre o assunto. Também condenou a postura de autoridades da Bahia, como o atual ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, que seria contrário ao projeto quando deputado federal e teria passado a apoiá-lo ao ser nomeado ministro.



30/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges critica plano de transposição das águas do São Francisco

César Borges manifesta preocupação com bispo que reiniciou greve de fome contra transposição do São Francisco

Cesár Borges pede ao Ministério da Saúde tratamento diferenciado para a dengue na Bahia

César Borges lamenta início da transposição enquanto projetos de irrigação ficam parados

César Borges cobra verbas para obras no Rio São Francisco

Suassuna pede transposição do Rio São Francisco