César Borges critica proposta de implantação de termelétricas no Nordeste
O senador César Borges (PR-BA) criticou em Plenário, nesta quarta-feira (8), projetos, divulgados pelo jornal A Tarde, de instalação de 40 usinas termelétricas na Bahia e em outras regiões do Nordeste nos próximos cinco anos. Ele afirmou que as termelétricas, movidas a óleo combustível, não conseguem mais licença ambiental na Região Sudeste por serem "extremamente poluentes", e por isso, foram direcionadas para o Nordeste.
De acordo com o senador, a Bahia deverá abrigar o maior número de projetos dessas usinas térmicas, já estando autorizada pelo Instituto de Meio Ambiente do Governo do Estado da Bahia a instalação de 16 unidades, representando 40% do total de usinas a serem implantadas no Nordeste.
Segundo César Borges, especialistas da área ambiental assinalam que o grande número de projetos termoelétricos contraria o esforço pela redução das emissões de gases do efeito estufa. Segundo cálculo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a entrada de novas térmicas na matriz energética brasileira estará emitindo 39 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente em 2017 - disse.
Novelis
César Borges alertou ainda o governo da Bahia para a possibilidade de fechamento da fábrica de chapas de alumínio Novelis, antiga Alcan, provocando a perda de 600 empregos diretos e o fim da arrecadação de R$ 41 milhões anuais em tributos.
O problema principal enfrentando pela fábrica, informou César Borges, se deve à queda do preço do alumínio no mercado mundial combinada à alta dos custos com energia elétrica e mão-de-obra verificada recentemente.
Ele fez um apelo ao governador da Bahia, Jaques Wagner, para que interceda junto à Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) no sentido de atender pedido da Novelis de alteração do contrato de fornecimento de energia elétrica, reduzindo o valor do insumo especialmente com relação aos horários de pico.
Em apartes, Marco Maciel (DEM-PE) e Marcelo Crivella (PRB-RJ) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de César Borges.
08/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges divulga no Senado proposta de Alckmin para o Nordeste
César Borges critica proposta de prorrogação da CPMF diante do aumento da arrecadação
César Borges pede mais aplicações do BNDES no Nordeste
César Borges: agricultura irrigada é a solução para o desenvolvimento do Nordeste
César Borges defende a adoção de política industrial para o Nordeste
César Borges diz que maior parte das obras paralisadas estão no Nordeste