César Borges divulga no Senado proposta de Alckmin para o Nordeste
O senador César Borges (PFL-BA) elogiou, da tribuna, nesta quarta-feira (9), a proposta para o Nordeste do candidato da coligação PSDB-PFL à presidência da República, Geraldo Alckmin. O programa foi apresentado em Recife, na sexta-feira (4), em evento que contou com a participação de governadores, parlamentares e autoridades dos estados nordestinos que fazem oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
César Borges avaliou que o projeto de Alckmin para o Nordeste é uma meta exeqüível, "ao contrário das propostas de Lula na campanha de 2002, que se tornaram apenas propostas virtuais".
O senador destacou, entre os itens relacionados no estudo divulgado em Recife, a criação de regras para um orçamento adicional para o Nordeste; a adoção de incentivos fiscais para a instalação de indústrias na região; a realização de investimentos em projetos já iniciados - e paralisados - para o semi-árido; o incentivo ao programa de desenvolvimento do turismo e a recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que sairia do comando do Ministério da Integração Nacional e passaria a ser vinculada à Presidência da República, "como no governo Juscelino Kubitschek".
- A meta é eliminar o descompasso entre a média de desenvolvimento do Nordeste e a média nacional - disse o senador.
Em apartes, os senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), José Jorge (PFL-PE) e Marco Maciel (PFL-PE) elogiaram o estudo levado ao Nordeste por Alckmin. José Jorge acusou Lula de sequer apresentar um programa para a região durante sua campanha.
Referindo-se ao fato, César Borges recordou que Lula apenas anunciou a recriação da Sudene em comício em Fortaleza (CE), mas que a única iniciativa tomada pelo atual governo foi a de divulgar uma publicação assinada pelo ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, contendo apenas um preâmbulo sobre a recriação da superintendência.
09/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges critica proposta de implantação de termelétricas no Nordeste
César Borges: agricultura irrigada é a solução para o desenvolvimento do Nordeste
César Borges defende a adoção de política industrial para o Nordeste
César Borges defende incentivos fiscais seletivos para o Nordeste
César Borges defende política de desenvolvimento regional para combate à pobreza no Nordeste
César Borges pede renovação de contratos com a Chesf para evitar fechamento de indústrias no Nordeste