César Borges destaca atuação do Congresso, mas critica ações do governo
O senador César Borges (PFL-BA) afirmou que, enquanto o Congresso Nacional - e, em particular, o Senado Federal - cumpriu -com louvor- o seu dever em 2003, o Poder Executivo pecou pela falta de ousadia e, conseqüentemente, obteve resultados pífios na implementação das ações governamentais. O parlamentar desejou sucesso ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, para que o país encontre o rumo certo em 2004.
Segundo César Borges, 2003 foi um ano -muito rico- para o Senado. Dentre as principais matérias discutidas e aprovadas pela Casa, destacou os Estatutos do Idoso e do Desarmamento e as reformas previdenciária e tributária. Lamentou, entretanto, que outras proposições relevantes, como o orçamento impositivo e a lei de falências, tenham de aguardar as deliberações da próxima sessão legislativa.
Já o balanço do primeiro ano do governo petista não se mostrou muito favorável. Além de tachar o governo de -extremamente conservador-, por repetir -quase tudo o que foi feito pelo governo anterior-, considerou-o -muito pouco operante- na área social; criticou a manutenção de um superávit fiscal -irreal-, que teria retraído o nível de investimentos públicos; e apontou -um preocupante vazio de idéias e projetos- na esfera microeconômica.
- Temos ministros demais e resultados de menos. São 30 ministérios, com um monte de indicações políticas, para apenas 1% de resultado, segundo o próprio presidente da República - comentou.
César Borges listou ainda outros indicadores sócio-econômicos negativos registrados em 2003, como desemprego de quase 20%, queda de 15,2% na renda do trabalhador, falta de investimentos em infra-estrutura e poucos avanços no desenvolvimento regional.
Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse nunca ter visto um governo com tanto descaso, indiferença e insensibilidade para com o Nordeste. Já o senador Demostenes Torres (PFL-GO) acusou o atual governo de beneficiar os estados mais riscos da Federação.
18/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges destaca documento do TCU contra atuação da Controladoria Geral da União
César Borges critica demora na implementação de ações governamentais
César Borges critica atual governo da Bahia
César Borges elogia ações do governo da Bahia em prol da indústria do estado
César Borges critica distribuição de verbas do governo petista
César Borges elogia discurso mas critica governo de Lula