Gilvam Borges pede rapidez na análise da representação contra Renan



O senador Gilvam Borges (PMDB-AP), em discurso no Plenário nesta quarta-feira (6), fez um apelo ao presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, senador Sibá Machado (PT-AC), ao corregedor do Senado, senador Romeu Tuma (DEM-SP) e ao presidente da Casa, Renan Calheiros, para que procedam com urgência na análise da representação apresentada pelo PSOL contra Renan. A representação ao conselho pede investigações sobre a suposta utilização de dinheiro da empreiteira Mendes Junior para pagar contas pessoais do parlamentar, o que implicaria quebra do decoro parlamentar.

- O presidente desta Casa deve agir como fez, com a coragem de um homem arrasado, porém com a sua dignidade mantida, quando veio à tribuna desta Casa e disse tudo o que tinha de dizer, tudo o que tinha a esclarecer - afirmou.

Gilvam Borges disse que os integrantes do Conselho de Ética receberam documentação sigilosa com a defesa de Renan e pediu agilidade para que os parlamentares possam avaliar as provas rapidamente e votar.

- Maior ficará o presidente desta Casa se chegar ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e agir como fez aqui perante toda a Nação. Não precisa nem mais nem menos - disse.

O parlamentar também defendeu Tuma e Sibá das acusações feitas pelo PSOL de que teriam "prejulgado" o processo e demonstrado a intenção de livrar Renan das acusações sem uma investigação aprofundada. Para Borges, eles apenas expressaram desejos de "foro íntimo".

Em outro apelo, o senador pediu ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia e ao presidente do Senado que discutam urgentemente uma agenda positiva para "botar o país nos trilhos".

06/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro cobra do Conselho de Ética rapidez na análise do processo contra Renan

Demóstenes pede rapidez da Mesa em relação à representação contra Gim Argello

Agripino pede representação contra Renan e diz que os democratas vão obstruir votações

Renan quer rapidez na análise do marco civil da internet pelo Senado

Ideli pede rapidez na análise das propostas que liberam R$ 1 bilhão para os municípios

Gilvam Borges critica decisão da CCJ sobre o caso Renan