CFC vai debater aumento das tarifas telefônicas



O ministro das Comunicações, Miro Teixeira, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Luiz Guilherme Schymura, irão prestar esclarecimentos à Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), em data ainda a ser marcada, sobre o aumento médio de 25% concedido recentemente às tarifas telefônicas de todo o país.

Requerimento nesse sentido foi aprovado nesta quarta-feira (6) pela comissão. Para o senador Luiz Otávio (PMDB-PA), autor do requerimento, a presença de ambos na mesma audiência pública será de vital importância para se esclarecer a majoração de preço considerada abusiva pela sociedade, já que, observou, a decisão da Anatel -afrontou- as recomendações do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Miro Teixeira, razão pela qual acha que deve ser avaliada pela CFC.

- A autoridade reguladora do setor não pode tomar decisões isoladas, ao largo do interesse da população, sem seguir a orientação política geral do Poder Executivo, e muito menos ofender a hierarquia - protestou Luiz Otávio na justificativa do requerimento, que convidava apenas o presidente da Anatel para prestar esclarecimentos. Por sugestão do senador Aelton Freitas (PL-MG), foi aprovada a inclusão do nome de Miro Teixeira. Ele também defendeu a presença dos demais presidentes de agências reguladoras.

Obras

Na mesma reunião, a CFC também aprovou requerimento do presidente do colegiado, senador Ney Suassuna (PMDB-PB), solicitando do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, informações sobre a atual situação das despesas gerais das embaixadas e consulados brasileiros nos países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas. O motivo, observou, é que existem informações dando conta de que algumas embaixadas, como a de Lisboa, em Portugal, correm o risco de sofrer ordem de despejo por falta de pagamento.

Outro requerimento aprovado, também de autoria de Suassuna, foi o que cria uma subcomissão permanente para acompanhar as obras inacabadas ou as suspensas e que tenham recebido recursos da União. A CFC acolheu, ainda, requerimento do senador Valmir Amaral (PMDB-DF) solicitando do Tribunal de Contas da União (TCU) informações referentes à terceirização, no âmbito da administração federal.



06/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tarifas telefônicas: José Jorge elogia Anatel e critica governo

Ricardo Santos quer reduzir tarifas telefônicas em regiões metropolitanas

CCT vai debater proposta de mudança para chamadas telefônicas de longa distância

CCT vai debater valores das tarifas de serviços de telecomunicações

Presidentes de entidades municipais vão debater redução de tarifas de transporte

CMA pretende debater recursos hídricos e tarifas de energia elétrica