Tarifas telefônicas: José Jorge elogia Anatel e critica governo



O senador José Jorge (PFL-PE) disse nesta sexta-feira (27) que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) saiu fortalecida e que o governo sofreu um desgaste desnecessário no episódio do reajuste das tarifas da telefonia fixa em 41%.

- Há um contrato em vigor, e o que a Anatel fez foi garantir o cumprimento do contrato. É preciso que se entenda que a Anatel não é um órgão do governo, não está sujeita às determinações do presidente da República, é um órgão regulador e que precisa ser independente - disse José Jorge.

O senador explicou que o contrato prevê um reajuste anual de tarifas, e como a inflação do ano passado foi mais alta do que o esperado, as empresas apresentaram suas planilhas e a Anatel fez o que se esperava, autorizou o aumento.

- O papel da agência no processo foi correto. O que não foi correto foi a atuação do ministro das Comunicações, que tumultuou o processo e levou o governo a um desgaste desnecessário, assim como o presidente da República.

O senador afirmou ainda que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, foi a autoridade do governo mais serena no episódio.

- Ele simplesmente disse que contratos devem ser respeitados, embora lamentando que o combate à inflação poderia ser prejudicado.



27/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge critica as políticas educacionais do governo

JOSÉ JORGE PROPÕE EXTRATOS PARCIAIS PARA CONTAS TELEFÔNICAS

JOSÉ JORGE PROPÕE EXTRATOS PARCIAIS PARA CONTAS TELEFÔNICAS

José Jorge critica ingerência do governo nas agências reguladoras

José Jorge critica política educacional do governo Lula

José Jorge critica ausência da base do governo nos debates do Senado