CGU enviará os primeiros documentos para avaliação da comissão



A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas, criada com o objetivo de investigar denúncias de irregularidades no uso de recursos do Orçamento da União da área da saúde para compra de ambulâncias com preços superfaturados, deve receber os primeiros documentos da Controladoria-Geral da União (CGU) nesta quarta-feira (28). A informação é do relator da CPI Mista, senador Amir Lando (PMDB-RO), transmitida logo após encontro com o controlador-geral da União, ministro Jorge Hage, nesta terça-feira (27).

- A palavra é cooperação, participação e auxílio, e o encontro de hoje foi muito importante porque as investigações iniciaram-se na CGU em 2004, quando foram identificados gastos excessivos na compra de ambulâncias para alguns municípios e a Controladoria acionou a Polícia Federal - informou Lando

O relator acrescentou que a CPI mista receberá auxílio de técnicos da CGU, num esquema de parceria entre as instituições. Lando informou também que o encontro na CGU foi sugerido pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, com quem o senador reuniu-se nesta segunda-feira (26), juntamente com o presidente da CPI mista, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ).

Segundo Biscaia, a CPI Mista já decidiu que só tomará os depoimentos absolutamente necessários, porque o volume de provas produzidas é intenso e suficiente para "que a comissão forme sua própria convicção sobre os fatos".

STF

Nesta quarta-feira (28), às 13h30, Lando e Biscaia têm um encontro reservado com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, relator dos processos que correm em segredo de Justiça contra os parlamentares acusados de elaborar emendas ao Orçamento para a compra das ambulâncias com preços acima dos praticados no mercado. O objetivo do encontro é, segundo Lando, saber o limite do sigilo imposto pelo ministro.

- Vamos respeitar o que o Poder Judiciário fixar, mas diante da Nação não pode haver segredo. É preciso informar a sociedade o que realmente aconteceu - destacou o senador



27/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma: juiz enviará documentos sobre Gim Argello ao Supremo

Comissão de Direitos Humanos enviará representantes à COP 15

Executivo enviará ainda este mês projeto criando a Comissão da Verdade

COMISSÃO DA POBREZA ENVIARÁ MOÇÃO A FHC PROTESTANDO CONTRA CORTES NA CESTA BÁSICA

Indicados para comissão deverão tornar-se primeiros integrantes brasileiros do Parlamento do Mercosul

Comissão analisa critérios para avaliação de livros didáticos