Tuma: juiz enviará documentos sobre Gim Argello ao Supremo



Assim que Gim Argello, eleito pelo PTB, tomar posse no Senado, o juiz Roberval Belinati enviará ao Supremo Tribunal Federal (STF) a documentação e as informações referentes a Argello apuradas durante as investigações da Operação Aquarela. A informação foi prestada nesta sexta-feira (6) pelo corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), durante entrevista à imprensa. Argello é primeiro suplente de Joaquim Roriz, que renunciou na quarta-feira (4) após o Senado decidir investigar denúncias contra ele, também levantadas durante a Operação Aquarela. O novo senador deve tomar posse já na próxima semana.

O juiz Roberval Belinati, da 1ª Vara Criminal do Distrito Federal, é o responsável pelo processo resultante da Operação Aquarela, que investiga um esquema de desvio de recursos do Banco de Brasília (BRB).

- Ele [Belinati] disse que há comprometimento sério [de Argello]. E que, se a Corregedoria do Senado abrir qualquer procedimento investigatório, encaminhará esses documentos para a Casa - declarou Tuma, que havia se reunido com o juiz na manhã desta sexta-feira.

Caso Roriz

O corregedor também solicitou ao juiz o restante dos documentos levantados nas investigações sobre o ex-senador Joaquim Roriz, que exercia o mandato pelo PMDB do Distrito Federal.

- Fui agradecer a documentação que Belinati já havia me enviado e também solicitei o restante dos papéis - disse Tuma, acrescentando que seu objetivo é completar o dossiê sobre Roriz, "a fim de deixá-lo no Conselho de Ética (e Decoro Parlamentar) para o futuro, caso sejam necessárias algumas informações".

Durante as investigações da Operação Aquarela, a Polícia Civil do Distrito Federal gravou um conversa telefônica entre Roriz e o ex-presidente do BRB Tarcísio Franklin Moura, na qual eles tratam da partilha de R$ 2,2 milhões provenientes de um cheque depositado na conta do empresário Nenê Constantino, presidente do Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas. Tarcísio Franklin de Moura foi preso durante essa investigação.



06/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma reitera que juiz pretende enviar documentos sobre Gim Argello ao Supremo

Tuma analisa documentos sobre Argello

Tuma diz que investigação da Corregedoria sobre Gim Argello está encerrada

Tuma pede discurso de Arthur Virgílio sobre denúncias contra Gim Argello

CGU enviará os primeiros documentos para avaliação da comissão

Tuma: juiz se dispôs a compartilhar informações das investigações sobre a Camargo Corrêa