Cherini quer que Comissão de Agricultura visite áreas indígenas
O deputado Giovani Cherini, do PDT, solicitou à Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa que visite as áreas desapropriadas no Estado para devolução à comunidade indígena. Segundo ele, cinco mil famílias de agricultores perderam suas terras, mais 2.700 ainda não foram indenizadas pelo Estado, como determina a legislação.
Cherini considera que a situação dos índios do Rio Grande do Sul é preocupante, mas entende que os agricultores que foram desapropriados e não receberam a indenização, também, estão enfrentando sérias dificuldades. Para o deputado, não basta devolver as terras aos índios, se o Estado não oferece condições para que eles possam produzir no local e sobreviver com dignidade. Cherini acredita que a Comissão de Agricultura poderá pressionar o governo a agilizar a conclusão dos processos. Ele sugeriu que, além da visita, os deputados convidem todas as partes envolvidas no litígio históricos para que se manifestem.
Da tribuna da Assembléia Legislativa, na sessão de quinta-feira, 19, Cherini também lembrou do Dia do Índio e lamentou que a situação destas comunidades tenha chegado ao ponto de crianças estarem morrendo por desnutrição. Segundo ele, não basta apenas resgatar as terras que foram dos índios, mas será preciso um trabalho de infra-estrutura para estancar o processo de decadência dos grupos indígenas.
04/19/2001
Artigos Relacionados
Reunião da Comissão de Agricultura na Expodireto foi solicitada por Cherini
Comissão vai ao encontro dos proprietários de terras nas áreas indígenas
SENADOR QUER LIMITAR ÁREAS INDÍGENAS E RESERVAS ECOLÓGICAS
JUCÁ QUER QUE ÁREAS INDÍGENAS SEJAM DEMARCADAS ATÉ O FINAL DO ANO 2000
Comissão de Agricultura analisa medida para recuperar áreas degradadas
Marcon quer que Hoffmann compareça à Comissão de Agricultura