CI aprova nome de Pádua Fonseca para diretoria do DNIT



Com 17 votos a favor e uma abstenção, a Comissão de Serviços de Infra-estrutura (CI) aprovou, nesta terça-feira (20), a indicação (MSF 154/06) de Luiz Fernando de Pádua Fonseca para o cargo de diretor do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT). Ex-presidente dos Conselhos da Autoridade Portuária do Complexo Portuário de Suape (PE) e de Manaus (AM), Luiz Fernando de Pádua Fonseca é engenheiro civil com pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas em Regulação, Defesa da Concorrência e Concessões.

Pádua Fonseca assumirá a Diretoria de Infra-estrutura do DNIT, se a indicação for confirmada pelo Plenário. Além da expansão da malha ferroviária para o transporte de cargas, o DNIT dará prioridade, segundo o engenheiro, ao Programa Nacional de Segurança em Áreas Urbanas. Estão em licitação, atualmente, projetos de 14 viadutos previstos nesse programa, como informou o indicado para o cargo de diretor do DNIT.

Também estão em processo de licitação obras de contornos ferroviários no trecho urbano de Barra Mansa (RJ), entre os municípios de São Felix e Cachoeira (BA) e em São Francisco do Sul (SC). Essas obras serão financiadas com recursos da União, informou. Com o sistema de Parceria Público-Privada (PPP), o DNIT deverá promover a implantação de novos trechos ferroviários em São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais e também da Transnordestina, que servirá a vários estados do Nordeste.

A propósito da Transnordestina, o presidente da CI, senador Heráclito Fortes (PFL-PI), pediu informações a Pádua Fonseca sobre a ligação desse projeto com a Ferrovia Norte-Sul. O engenheiro afirmou que o projeto atual da Transnordestina no Piauí vai até o município de Eliseu Martins. Heráclito Fortes afirmou que o governador Wellington Dias anunciou a execução de uma obra cujo projeto ainda não existe.

- É enganação eleitoral do governador do Piauí - declarou Heráclito Fortes.

O senador Roberto Saturnino (PT-RJ), que foi o relator da mensagem de indicação de Luiz Fernando de Pádua Fonseca, destacou a importância das obras em licitação previstas para Barra Mansa e a criação do Instituto Nacional de Pesquisas Ferroviárias. Esse instituto terá, entre outros objetivos, o de atualizar a tecnologia do setor.

20/06/2006

Agência Senado


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