CI aprova realização de audiências para discutir temas estratégicos para o país



A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) poderá realizar uma série de audiências públicas, às terças, quartas e quintas-feiras, com o objetivo de discutir com especialistas temas em áreas estratégicas relacionadas às atividades da comissão. Esse é o teor de ato (2/09) de autoria do presidente da CI, senador Fernando Collor (PTB-AL), aprovado nesta quinta-feira (12) pelo colegiado.

Nos termos propostos por Collor, a CI tem como desafios estratégicos examinar com afinco quatro temas setoriais. O primeiro deles é "A indústria e a infraestrutura: inovação e competitividade". O segundo traz como título "O atraso e as demandas: setores que avançam além da crise". A lista temática é completada pelos seguintes assuntos: "Os programas governamentais" e "Diagnóstico das agências e dos setores regulados pela comissão".

Na reunião, ficou decidido ainda que uma comissão - formada pelos senadores Delcídio Amaral (PT-MS), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Gim Argello (PTB-DF) - ficará responsável por elaborar a lista de convidados para as audiências públicas, com base em sugestão dos demais membros do colegiado. A lista dos indicados deve ser apreciada na próxima reunião da CI, marcada para a quinta-feira (19) da semana que vem.

- Os nomes escolhidos devem ter uma visão global do país, uma visão acadêmica alentada, para que possam falar sobre o tema escolhido com proficiência - disse Collor.

Marconi Perillo (PSDB-GO), ex-presidente da CI, lembrou que a comissão realizou, ao longo do ano passado, audiências públicas com todos os presidentes das agências públicas com o objetivo de contribuir para os trabalhos do colegiado.

- Acho que seria importante recuperar as fitas e demais informações desse simpósio, que muito ajudariam no cumprimento dessa agenda - sugeriu Marconi.

A agenda aprovada prevê a discussão dos assuntos ao longo de três semanas, caso a comissão venha a funcionar em todas as terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 8h30, como sugeriu Collor. Os temas estratégicos serão abordados em audiências sobre diversos tópicos, chamados por Collor de desafios: Infraestrutura para Inovação e Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura e Políticas Públicas; Estrutura de Governança das Agências Reguladoras e Infraestrutura e a Integração da América do Sul.



12/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário aprova criação de comissão para discutir grandes temas e futuro do país

CAE APROVA REQUERIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE CINCO AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

CI aprova requerimento para realização de audiências sobre os "pardais"

CI aprova realização de oito audiências públicas para debater infraestrutura e logística

Subcomissão de cinema aprova realização de audiências públicas para debater a pirataria na indústria audiovisual

Augusto Botelho e Fátima Cleide: ano eleitoral não impedirá Congresso de discutir temas importantes para o país