Plenário aprova criação de comissão para discutir grandes temas e futuro do país



VEJA MAIS

Foi aprovado em Plenário, nesta terça-feira (7), o projeto de resolução que cria a comissão permanente do Senado do Futuro (PRS 25/2013).

À comissão, que será composta de 11 senadores, competirá “promover discussões sobre grandes temas e o futuro do país, bem como aprimorar a atuação do Senado nessa questão”.

A proposta é discutir com a sociedade organizada, além de renomados especialistas e pensadores, alternativas que efetivamente contribuam para melhorar as instituições brasileiras, considerando a trajetória futura dessas instituições.

Nesse contexto, entre os temas propostos estão cidadania e novas formas de relações sociais, governança global, geopolítica e conflitos; democracia, representação política e novos arranjos político-institucionais; paradigmas futuros da economia; fronteiras da ciência, educação, conhecimento e informação; exploração do espaço e novas fronteiras do universo; tecnologias e enfrentamentos dos problemas sociais; evolução do Direito, moral, ética, religião e comportamento humano; o futuro da arte e da cultura; meio ambiente, recursos naturais, energia e escassez.

Uma das experiências exitosas apontadas no projeto é a do Parlamento do Chile, que tem uma comissão permanente, formada por sete senadores, denominada Desafios do Futuro, dedicada a pensar cenários de longo prazo nas áreas de ciência, tecnologia, humanidades e cidadania.

No mesmo sentido, em 2012, o então presidente do Senado, José Sarney realizou o seminário Democracia em Tempos de Mutação, que reuniu pensadores de renome internacional como os professores Fréderic Gros, da Universidade de Paris-Est Créteil; Charles Girardda da Universidade de Sorbonne; e Francis Wolff da École Normale Supérieure de Paris, além dos brasileiros Eugênio Bucci, da USP, e Sérgio Rouanet.

Ao dar parecer favorável, o relator da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Romero Jucá (PMDB-RR) afirmou que se trata de matéria extremamente importante.

- É fruto de um debate de alto nível que ocorreu entre a direção da Casa e os líderes partidários, que vai ser exatamente a discussão de grandes temas – observou.



07/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Especial Cidadania: comissão é espaço para discutir futuro do país

CI aprova realização de audiências para discutir temas estratégicos para o país

Augusto Botelho e Fátima Cleide: ano eleitoral não impedirá Congresso de discutir temas importantes para o país

Comissão do Futuro aprova requerimento para debate sobre pacto federativo

SIMON PROPÕE CRIAÇÃO DE COMISSÃO PARA DISCUTIR O DESEMPREGO

Plenário aprova adiamento da proibição de propaganda de cigarro em grandes prêmios