CI vai discutir a situação da Centrais Elétricas do Pará



A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) vai realizar audiência pública para discutir a situação financeira da Centrais Elétricas do Pará (Celpa). Requerimento com esse objetivo, de autoria do senador Delcídio Amaral (PT-MS), foi aprovado nesta quinta-feira (15) pela comissão.

A razão de a Celpa ter atingido tal nível de dificuldade, ressaltou Delcídio Amaral, deve ser discutida pela comissão, pois, segundo ele, trata-se de uma situação “complexa”. Para o senador as tarifas praticadas e o nível de perdas são aspectos que merecem atenção.

- O assunto não é tão simples como dizem. Apenas se coloca a responsabilidade para o Grupo Rede. É uma situação complexa. A Eletrobrás tem 34% da Celpa. Como deixaram chegar a essa situação, levando essas dificuldades e transtornos ao povo do Pará ?–  questionou Delcídio.

Na avaliação de Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a situação pode se estender ao Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e a algumas cidades de São Paulo, onde o Grupo Rede atua. Para ele, poderá haver uma situação de calamidade caso não haja distribuição regular de energia elétrica.

Para tratar do assunto, serão convidados o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson José Hübner Moreira; e os presidentes da Eletrobrás, José da Costa Carvalho Neto; do Conselho de Administração do Grupo Rede, ao qual a Celpa pertence, Jorge Queiroz de Moraes Junior; e do Sindicato dos Urbanitários do Estado do Pará, Ronaldo Romeiro. Também será chamado a participar do debate o governador do Pará, Simão Jatene, por sugestão do senador Flexa Ribeiro.

Por sugestão do senador Lobão Filho (PMDB-MA), a reunião poderá acontecer em conjunto com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Iara Farias Borges



15/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CFC aprova pedido de auditoria nas Centrais Elétricas Brasileiras

AMORIM QUESTIONA REGRAS DE PRIVATIZAÇÃO DE CENTRAIS ELÉTRICAS

Iris Rezende quer impedir a privatização das Centrais Elétricas de Goiás

Fátima Cleide cita prêmio obtido pelas Centrais Elétricas de Rondônia

CCJ vai discutir exclusão de empresas elétricas do programa de desestatização

Renan pode discutir com centrais sindicais novo projeto para aperfeiçoar correção do mínimo