Cícero Lucena critica gestão da saúde em João Pessoa
O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) criticou a gestão do sistema de saúde em João Pessoa. Ele citou reportagens na imprensa que informam sobre a falta de medicamentos e sobre o atendimento precário.
- Falta, sobretudo, humanização e respeito às pessoas – afirmou.
Ele lembrou que, em setembro do ano passado, o programa Fantástico, da TV Globo, já retratava o caos da saúde no município. João Pessoa tinha então 90 ambulâncias paradas por falta de manutenção. Foi realizado então um contrato para a locação de 32 ambulâncias, por seis meses, depois prorrogado por mais um ano. O custo do aluguel, disse o representante da Paraíba, ficou mais caro que a compra das ambulâncias.
O parlamentar citou o caso de Denise Henrique dos Santos, de 18 anos, que morreu depois de 30 dias internada no hospital Edson Ramalho para a retirada de um nódulo, procedimento que não chegou a ser realizado.
- Infelizmente estes fatos estão se tornando corriqueiros na capital da Paraíba – afirmou o parlamentar, acrescentando que mais de cem pacientes aguardam há mais de cinco anos a realização de cirurgia ortopédica.
O senador propôs a retomada do programa de entrega em domicílio de medicamentos de uso continuado para diabéticos e hipertensos, assim como para sequelados de acidente vascular cerebral e portadores de mal de Parkinson. Programa semelhante, informou, foi criado durante sua administração na prefeitura. Sugeriu também humanizar o atendimento prestado pelas equipes do Programa de Saúde da Família.
Entre outras medidas, o senador sugeriu ainda descentralizar a gestão da saúde em João Pessoa; a criação do Instituto da Mulher Saudável e do Instituto Oftalmológico; e de novas unidades hospitalares.
- Acima de tudo, é preciso administradores que se coloquem no lugar dos pacientes, que sintam na pele o problema do outro, que tratem com respeito e com dignidade não apenas a população, mas também os profissionais de saúde – afirmou.
08/08/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cícero Lucena acusa prefeito de João Pessoa de autoritarismo
Cícero Lucena: João Pessoa virou cidade 'refém do medo'
Cícero Lucena registra inauguração de hotel-escola em João Pessoa
Cícero Lucena relata experiência de eliminação de lixão em João Pessoa
Cícero Lucena diz que crianças correm perigo para ir à escola em João Pessoa
Cícero Lucena critica gestão do governo da Paraíba