Cícero Lucena defende oferta do ensino fundamental em período integral nas escolas públicas




Ao comentar ações e pesquisas do movimento Todos Pela Educação, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) defendeu a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 94/2003) que torna obrigatório o oferecimento do ensino fundamental em período integral nas escolas públicas. De autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), a matéria já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e está pronta para ser votada em primeiro turno no Plenário.

O senador explicou que o movimento civil organizado Todos Pela Educação, criado em 2006, defende a realização de cinco metas até o ano de 2022: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos; todo aluno com aprendizado adequado à sua série; todo jovem com o ensino médio concluído até os 19 anos e investimento em educação ampliado e bem gerido.

Recentes dados divulgados pelo movimento, disse o senador, mostraram que o Brasil ainda tem 3,8 milhões de crianças entre 4 e 17 anos fora da escola. No estado da Paraíba, acrescentou Cícero Lucena, mais de 73 mil estudantes nessa faixa etária estão nessa situação.

- Onde estão esses paraibanos? Que futuro espera esses jovens? Essa é a pergunta e o grande desafio que a administração pública deve responder - pontuou.

Cícero Lucena lamentou que o número de alunos matriculados na capital da Paraíba, João Pessoa, tenha diminuído nos últimos anos, chegando a 55.029 alunos matriculados em 2011.

- Em 2004, quando conclui o meu mandato de prefeito da capital João Pessoa, esse número era de 67.785 alunos matriculados - afirmou.

Em aparte, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) elogiou o pronunciamento do colega e defendeu a capacitação e especialização dos professores brasileiros, principalmente os que trabalham com pessoas com deficiência.



08/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cícero Lucena defende PEC que propõe ensino em tempo integral

Cícero Lucena defende uniforme gratuito nas escolas públicas

PEC que garante ensino fundamental em período integral está na CCJ

CCJ confirma proposta que garante ensino fundamental em período integral

Escolas do ensino fundamental poderão funcionar em tempo integral

Cícero Lucena pede que deputados votem distribuição gratuita de uniforme em escolas públicas