Cícero Lucena defende reintegração dos demitidos pelo governo Collor



Ao defender a imediata reintegração dos servidores demitidos no governo Fernando Collor, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) sugeriu aos senadores da bancada governista que também defendem a recontratação desses funcionários pressionem o governo, ameaçando não aprovar a renovação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Na semana passada a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participava do Senado promoveu audiência pública para debater a reintegração. Alguns dos convidados denunciaram que órgãos da administração pública não estariam cumprindo a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de reintegrar ao serviço público os servidores demitidos durante o governo Collor, que posteriormente foram anistiados.

- Um dos advogados dos servidores chegou a comentar que estava havendo uma conversa entre surdos: o presidente Lula mandava readmitir os trabalhadores e o governo dele não obedecia. O presidente da República tem duas alternativas: ou estabelece um prazo curto para seus auxiliares cumprirem sua determinação ou demite quem não cumprir sua ordem - afirmou Cícero Lucena.

Cancelamento de vôos

O senador pela Paraíba também protestou contra o cancelamento de vôos diários da TAM e da GOL que partiam da capital paraibana, João Pessoa. Ele informou que a bancada de deputados federais e de senadores se reunirá ainda esta semana para definir uma estratégia visando reverter a medida. Deverão ser agendadas visitas aos ministérios do Turismo e da Defesa e também à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Na avaliação do senador pela Paraíba, é inadmissível o governo federal dizer que valoriza o turismo e, ao mesmo tempo, adotar medidas que prejudicam diretamente a Paraíba. Cícero Lucena explicou que, com os cancelamentos dos vôos, os turistas que se utilizavam do horário das 6h terão que deixar João Pessoa no começo da madrugada.

Em aparte, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) opinou que o turismo nordestino não pode ser visto de forma isolada. Ela disse que o turista que vai a João Pessoa também passa por Natal, Maceió, Aracaju e Sergipe. Por isso, a senadora pediu que a bancada nordestina se una para tentar reverter o cancelamento dos vôos para João Pessoa.

- Tudo que implique em diminuir as oportunidades de turismo no Nordeste deve ser uma luta de todos nós. Agora está acontecendo com João Pessoa. Pode ser que amanhã a vítima seja Natal - alertou Rosalba Ciarlini.



01/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cícero Lucena defende reintegração imediata de demitidos no governo Collor

Paim pede reintegração de funcionários demitidos no governo Collor

CCJ aprova projeto de reintegração de servidores demitidos no governo Collor

Trabalhadores demitidos no governo Collor e depois anistiados querem reintegração imediata

CCJ aprova novo prazo para que servidores demitidos durante governo Collor solicitem reintegração

Projeto reabre prazo para que servidores demitidos durante governo Collor solicitem reintegração